Pedro Bot
Versão digital - Modo solo do jogo Marceneiros
Marceneiros é jogado em turnos durante 13 ou 14 rodadas. As árvores crescem, os jogadores atendem os pedidos e sua marcenaria pode avançar na trilha de marketing.
Em cada turno, as árvores do jogador crescem, uma ação do rondel é executada, além de ações livres e antes de terminar seu turno, o jogador pode comprar pontos.
AÇÕES
Uma ficha do Rondel deve ser deslocada pelo jogador.
O jogador deve mover uma das fichas do rondel para o espaço vazio mais distante no próximo quadrante, recebendo os bônus (se houver) do local que retirou a peça.
Se a peça passar da seta preta, deve-se girar a serra central do rondel desde que o novo quadrante esteja vazio, caso contrário o jogador não pode mover essa peça nem fazer essa ação.
Se preferir o jogador que moveu a peça pode receber 3 mirtilos e não executar a ação.
Se pagar 1 lanterna, o jogador pode fazer a ação de outras peças diferentes da que ele moveu.
Comprar Madeira: Ação permite comprar 1 ou 2 dados do depósito pelo preço do valor do dado adicionado 1 ou 2 mirtilos de acordo com a informação do tabuleiro. Preenche os espaços com novos dados com valores aleatórios. Você deve encerrar seu turno com o máximo de 6 dados
Trocar dados: Permite primeiro vender ao estoque geral, 1 dado pelo dobro do valor do dado mais o preço do tabuleiro. Permite também, comprar do estoque geral, 1 dado com face 6, também pelo preço do tabuleiro, porém se tiver vendido um dado, o dado comprado deve ser de cor diferente.
Comprar materiais: Permite realizar 1 ou 2 compras diferentes, podendo comprar cola, lâminas de corte e serragem de acordo com os custos informados no tabuleiro.
Escolher encomendas: Permite obter até 2 cartas de encomendas. Selecione 1 carta sem custo e posicione na sua marcenaria de acordo com o ícone. Mova as cartas e abra uma nova, se decidir adquirir mais uma carta de encomenda pague 3 mirtilos.
Escolher um ajudante: Permite pegar 1 ajudante pagando o preço em mirtilos, mova os outros e abra um novo. Posicione seu ajudante ortogonalmente a outro e ande na trilha de mirtilos ou avelã. Se colocar um ajudante em um espaço de bônus imediato, você pode receber a produção de até 4 ou 6 ajudantes.
Produzir ou plantar uma árvore: Permite receber a produção de até 2 ajudantes diferentes ou a produção de 1 ajudante e plantar uma árvore. O jogador pode plantar um dado de 1 ou 2, se o dado for maior, plante um dado de 1 ou 2 do estoque e subtraia do seu dado esse valor mantendo-o no lugar.
Melhorar a marcenaria: Adiciona uma nova peça à sua marcenaria:
Vaso: Pague o custo em mirtilos, coloque um dado com a face 1 e avance 1 na trilha de avela. O vaso marrom dará a habilidade de plantar 2 árvores em 2 vasos durante a ação de plantar.
Serra: Pague o custo em mirtilos e coloque a nova serra no espaço vazio. A primeira serra dará a habilidade de comprar um dado 6 com desconto de 2 mirtilos. Cada serra permite usar a ação livre de serra madeira.
Emenda: Pague o custo em mirtilo, avance na trilha de receita e adicione ao seu tabuleiro no primeiro espaço disponível. Cada peça permite usar a ação livre de emendar serragem
Colagem: Pague 4 mirtilos e avance nas trilhas de mirtilos e na de avelãs.
As ações livres podem ser realizadas no turno do jogador em qualquer ordem e em qualquer quantidade. As peças que são viradas (com um x no verso) só estarão disponível novamente após a fase de receita)
Uma-vez-por-turno: Ajudantes com ícones dessa habilidade pode ser usada uma vez por turno.
Serrar madeira: Pegue um dado do estoque e ajuste com outro dado do jogador da mesma cor para que a soma resulte no valor do dado original. Pode usar uma lâmina de corte para cada dado adicional.
Emendar serragem: Pague 1 serragem para aumentar um dado de acordo com a peça de serragem
Colar madeira: Pague 1 marcador de cola, devolva um dado ajustando o valor de outro dado de sua marcenaria, se os dados forem de cores diferentes o jogador ganha 4 pontos.
Colher uma árvore: Pode mover dados de seus vasos para seu estoque pessoal (o dado que chegar ao valor 6 é movido ao seu estoque)
Completar encomendas: Pague os dados e/ou recursos da carta, receba a recompensa, pague ou receba o valor da linha em que a carta está e mantenha suas encomendas com você. Encomendas de avelã permitem que você coloque um de seus marcadores em um contrato público.
Ferramentas no sótão: Posicione uma ferramenta em um espaço disponível, os espaços acima da última linha estão disponíveis se os dois espaços abaixo estiverem usados.
Ação extra: Pague 3 lanternas para realizar uma ação do rondel, sem mover a peça e sem ganhar os bônus.
FIM DO TURNO
Ao encerrar suas ações o jogador pode andar na trilha de marketing, trocando mirtilos por pontos.
Retorne os dados excedentes de seu estoque pessoal para o estoque geral.
FIM DA RODADA
Mova o marcador de rodadas
FASE DE RECEITA
Quando o marcador de rodadas atingir o espaço de receita:
1. As encomendas descem para a próxima linha e abaixo da linha inferior a encomenda é descartada
2. Jogador deve posicionar uma nova encomenda da sua mão.
3. Jogadores recebem Mirtilo e pontos de acordo com as trilhas.
4. Jogadores desviram suas peças usadas como ações livres.
5/6. Descarte e revele novos ajudantes e encomendas, nas rodadas 4 e 12 as cartas com X. .
Na rodada 8, os baralhos são substituídos pelos baralhos de final de partida, todas as cartas são descartadas e novas cartas são reveladas.
Jogando com
FIM DO JOGO
Após as ações da última rodada ocorre uma última fase de receita e os jogadores recebem a pontuação final:
Pontos pelos contratos públicos com a peça do jogador
1 ponto para cada 10 na soma dos valores dos dados restantes, mirtilos, marcadores de serragem, de cola e lâminas de corte
Penalidades das encomendas são subtraídas
Pontos para cada encomenda completada de acordo com a trila de reputação.
O desempate é resolvido pela ordem inversa do turno (primeiro jogador sempre perde o empate)
Regras solo: Ao final da partida 110 pontos é uma boa pontuação e a partir de 140 é excelente.
Ludopedia
Dados da partida
Ajuste os pontos e marque o vencedor:
Você:         pts
Pedro Bot: pts
min.
      


*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo Marceneiros