1- Descobertas: Abra duas fichas de descoberta no espaço de exploração, as demais fichas ficam viradas para baixo, ao lado do tabuleiro;
2- Armazém: Coloque três recursos de cada no armazém: cristais, baterias, águas, plantas e oxigênios (para 2 jogadores apenas dois recursos de cada);
3- Fichas de Tecnologias: Entregue as tecnologias de abrigo aos jogadores e separe o restante em dois grupos pela cor do verso. Abra 8 fichas, de uma das pilhas, no espaço de tecnologias e a outra pilha deve permanecer ao lado do tabuleiro (para 2 jogadores a outra pilha volta para caixa).
4- Projetos: Embaralhe as cartas de nível 1 separadas do nível 3 e em seguida monte uma pilha com as cartas de nível 1 por cima. Abra as 6 primeiras cartas no espaço de projetos;
MARTE
5- Cientistas: Abra as 6 cartas de cientistas de acordo com os ícones impressos no tabuleiro e coloque os respectivos meeples de cientistas;
6- Contratos: Coloque as cartas de contratos em uma pilha sem embaralhar ao lado dos cientistas;
7- Mina Inicial: Coloque a mina inicial, marcada com S no verso, no centro do tabuleiro;
8- Construções Iniciais: Coloque as demais construções iniciais marcadas com S no verso nos locais indicados no tabuleiro;
9- Construções: Embaralhe cada uma das pilhas de construções e coloque para baixo perto dos cientistas;
10- Fichas de Pesquisa: Separe por letra e cor. Coloque-as nos espaços marcados no tabuleiro;
11- Missões: Embaralhe as duas pilhas de missões (curtas e longas), sorteie, abra nos espaços do tabuleiro: 2 curtas e 1 longa (jogo curto) OU 1 curta e 2 longas (jogo longo) e coloque os marcadores de missão A,B e C próximos às respectivas ações no tabuleiro;
Ao contribuir para uma missão mova o respectivo marcador da missão 1 posição em direção ao marcador verde. Ao completar a missão, remova a carta
e mova o marcador de missões restantes 1 posição.
12- Indicador de missão: Coloque os cubos nos espaços das missões, de acordo com o número de jogadores especificado na carta da missão:
13- Trilha de missões: Coloque o cubo no espaço 3 da trilha de missões;
14- Reserva Geral: Recursos e cristais.
ISS
15- Nível da colônia: Coloque o marcador na segunda linha;
16- Marcadores de trilha: Coloque marcadores de cada tipo de recurso no seu respectivo espaço;
17- Recompensas: Sorteie 4 fichas de recompensa e coloque nos espaços superiores, as demais ficha não serão usadas;
JOGADOR
1,2 e 3- Tabuleiro, Astronauta e Trilha de pontos
4,5,6 e 7- 5 Recursos, 1 Cristal, 1 Ficha de tecnologia de Abrigo, 5 Naves: Colocados nos respectivos locais do tabuleiro do jogador; Sobre cristais: Cristais obtidos durante o turno são colocado abaixo do seu depósito e no começo do próximo turno são movidos para o depósito, se
houver espaço para isso; Sobre recursos: você pode armazenar cada tipo de recurso, igual ao número de seus abrigos no tabuleiro + 1.
8- Abrigos: 4 no tabuleiro do jogador e 1 aberto o espaço indicado no tabuleiro central, convenientemente próximo à posição do jogador;
9,10,11e12- 4 Robôs, 8 Construções avançadas, 12 colonizadores e 1 Astromóvel: 1 robô no Abrigo do tabuleiro central, e3 colonizadores no alojamento no
tabuleiro do jogador. As peças restantes ficarão na reserva e sempre que um colonizador não tiver espaço no alojamento, ele voltará para reserva.
Sobre posicionamentos e deslocamentos: O astromóvel inicia na mineradora central em marte, sem precisar posicioná-lo. Ao final do turno,
nenhum hexágono poderá ter mais de uma peça e o jogador que controla a peça deve decidir sobre seu deslocamento para um
hexágono adjacente, que esteja vazio. Novas construções removem cristais para a reserva, e retiram descobertas ou pesquisas
do jogo. Construções avançadas devolvem o minerador para o alojamento ou reserva do jogador;
13- 5 Cubos de Progresso: São colocados nos espaços abaixo de cada recurso no tabuleiro do jogador;
14- Cartas de objetivo particular: Sortear 3 objetivos para cada jogador que são secretos (não mostrados aos demais jogadores). Durante o todo o jogo, o jogador só poderá realizar 1 objetivo, recebendo as recompensas indicadas e as cartas de objetivo poderão ser usadas como cristais;
Prepare um jogo para 2 jogadores com 2 exceções:
- Lacerda não recebe objetivos pessoais e
- Não coloque os robôs no abrigo do Lacerda, coloque um robô sobre a mina na área de progresso da LSS.
Para as ações do Lacerda, serão usadas as cartas do autômato e durante as viagens serão usadas as fichas de Primeiros Colonizadores. O Pedro Bot faz o sorteio das ações, então, se preferir, pode deixar as cartas e as peças na caixa jogo.
Para entender o comportameneto do Lacerda durante o jogo, veja a explicação na sessão das ações e na sessão das regras especiais do modo solo na página principal.
CONTOLE DA VOZ DO AUTÔMATO
Ligado ou Desligado:
Velocidade
Pedro Bot usa a voz padrão do seu celular. Entre nas configuraçoes do seu celular, se desejar alterar a voz.
ANDROID
IOS
1. Abra as CONFIGURAÇÕES
2. Na pesquisa procure por:
"Leitura de texto", "Texto em voz" ou "Síntese da fala" (existem variações de acordo com fabricantes)
1. Abra os "Ajustes"
2. Procure por "Siri".
3. Abra a opção "Voz da Siri".
CONTOLE DA VOZ DO AUTÔMATO
Ligado ou Desligado:
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2. Na pesquisa procure por:
"Leitura de texto", "Texto em voz" ou "Síntese da fala" (existem variações de acordo com fabricantes)
1. Abra os "Ajustes"
2. Procure por "Siri".
3. Abra a opção "Voz da Siri".
- Resumo das regras -
Em On Mars, as rodadas são divididas em: Fase de colonização e Fase do ônibus espacial.
FASE DA COLONIZAÇÃO
AÇÕES
Na ordem da posição dos astronautas, cada jogador realiza um turno fazendo uma ação principal e opcionalmente uma ação executiva, em qualquer ordem, ao final deita seu astronauta informando o final do seu turno.
(veja detalhes abaixo)
AÇÕES PRINCIPAIS EM ÓRBITA
AÇÕES PRINCIPAIS NA COLÔNIA
AÇÕES EXECUTIVAS
MÓDULO DE ATERRISAGEM
Não é necessário colocar um Colonizador
Viaja com o astronauta para a Colônia, sem posicionar uma ficha de descoberta. Faz o bônus do espaço de turno e deita o astronauta;
Ação sem opção de Fortalecimento.
Modo Solo: Ação não utilizada pelo Bot.
OBTER PROJETO
Deve alocar um de seus Colonizadores, pague 1 cristal ou mova 1 Colonizador (para a área de trabalho) para cada cor de Colonizador presente. Para 2 jogadores utilize a quantidade (e não a cor) dos colonizadores presentes.
Escolha e pegue uma carta de projeto, receba recurso ou cristal e coloque uma peça de construção avançada sobre ela (que será usada na ação "aprimorar uma construção");
Existem projetos de nível 1 e 3;
Fortalecer: A cada meeple, pegue um novo projeto.
Modo solo: Pegue o Projeto do tipo que pontue com os
Cientistas do Lacerda. Se empatado, pegue
a carta mais à esquerda da fileira com mais
cartas nela (fileira de baixo se empatado).
APRENDER NOVA TECNOLOGIA
Não é necessário colocar um Colonizador
-Pré-requisito: espaço livre na primeira coluna;
-Pegue uma ficha de tecnologia, pague o custo (tabuleiro) e coloque na primeira coluna, executando o bônus do espaço;
-Limitado a 1 ficha de tecnologia de cada tipo;
- A tecnologia (e seu nível) estará disponível para todos;
- Se usada por outro jogador, o detentor da tecnologia recebe 1 oxigênio da reserva geral ou, ao final do turno do outro jogador, ele pode desenvolver a tecnologia que foi usada, resolvendo o benefício, se houver.
Fortalecer: Mover um colonizador permite pegar +1 ficha.
Modo solo: Ele pega a mais barata, mais à esquerda se
tiver opção. Coloque-a no Laboratório dele,
1º no espaço de cima, recebendo o benefício
(prioridade do Armazém descrita na ordem de turno).
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Deve alocar um de seus Colonizadores, pague 1 cristal ou mova 1 Colonizador (para a área de trabalho) para cada cor de Colonizador presente. Para 2 jogadores utilize a quantidade (e não a cor) dos colonizadores presentes.
Mover UMA tecnologia 2 vezes ou DUAS tecnologias 1 vez;
Resolver o benefício de cada movimento individualmente, pagando o custo a cada nova coluna;
O número acima da coluna representa o nível da tecnologia;
Fortalecer: A cada colonizador move 1 tecnologia 1 vez.
Modo Solo: Lacerda desenvolve a Tecnologia mais
desenvolvida que pode ser desenvolvida
uma vez, e depois a menos desenvolvida
que pode ser desenvolvida uma vez. Se empatado, desenvolva a de baixo.
REABASTECIMENTO
Não é necessário colocar um Colonizador
Pega 1 recurso (ou cristal) do armazém e coloca no seu estoque (ou depósito);
Estoque de recursos limitados à quantidade de abrigos construídos +1.
O símbolo dessa ação em outros eventos do jogo indicam que o recurso deve ser obtido do armazém, caso contrário os recurso são obtidos do estoque geral.
Fortalecer: A cada colonizador, mais um recurso ou cristal.
Modo Solo: Ação não executada pelo Bot.
CENTRAL DE CONTROLE
Não é necessário colocar um Colonizador
-Mover o Robô 2 posições E o Astromóvel 2 posições, ele podem atravessar mas não terminar em uma Construção Avançada, Colonizador, outro Robô ou outro Astromóvel;
-Robôs são construtores e limpadores, removem cristais, descobertas ou pesquisas no local em que terminar seu turno;
-Astromóvel coleta cristal onde passar, que vão para o depósito e não poderão ser usados nesse turno;
-Astromóvel coleta descoberta ou pesquisa onde terminar seu turno, se conseguir fazer pelo menos uma parte do bônus da ficha, havendo custos devem ser pagos e só pode pegar uma ficha de pesquisa de mesma cor e letra.
Fortalecer: A cada cristal adicione 1 movimento.
CONSTRUIR UMA CONSTRUÇÃO
Deve alocar um de seus Colonizadores, pague 1 cristal ou mova 1 Colonizador (para a área de trabalho) para cada cor de Colonizador presente. Para 2 jogadores utilize a quantidade (e não a cor) dos colonizadores presentes.
- No local ou adjacência do seu robô e: adjacente a outra construção igual (formação de complexo) ou exatamente a dois de distância de outra construção igual;
- TECNOLOGIA: Para criar ou ampliar um complexo, a tecnologia deve estar disponível por algum jogador e o nível de tecnologia deve ser igual ou maior que a quantidade de peças do complexo antes da ampliação;
- Pague o custo do verso da ficha de construção (colonizador para mineração), construa, coloque cristais se a peça conter as setas e ganhe o(s) recurso(s) da construção ou do complexo.
- Abrigos de cada jogador são considerados construções diferentes;
- Ao criar ou expandir um complexo, mova o cubo do espaço com o tipo da construção do seu tabuleiro para a área de progresso da colônia;
- A cada nova construção, mova o marcador da coluna no LSS um espaço para cima, aplicando as recompensas se o marcador não ultrapassar o marcador de nível de colônia.
Quando todos os marcadores chegarem (ou passarem) da linha do marcador de nível:
Ao final do turno do jogador, mova o marcador de nível uma linha acima, siga as instruções impressas dispensando e repondo as cartas de projetos, preencha os espaços de tecnologia (exceto para 2 jogadores) e armazém de recursos, siga as orientações impressas para a pontuação de progresso e se a colônia tiver ido para o nível 3 mova o marcador de missões 1 casa.
Sem ação de fortalecimento.
Modo Solo: Lacerda sempre faz a Construção do ícone
em que o Robô dele está, mas só se o
marcador desta Construção na LSS estiver
abaixo do marcador de nível da Colônia.
Se o Robô estiver num ícone cujo marcador
esteja acima do nível atual da Colônia,
ele constrói a próxima Construção na
sequência, a menos que o marcador dela
também esteja acima do nível da Colônia, e
assim por diante. Ele sempre constrói uma
Mina se essa for a próxima na sequência.
Ao construir, o Lacerda sempre tenta
fazer o maior Complexo possível usando
qualquer Tecnologia disponível. Se tiver
mais que um local de Construção possível,
veja a regra de Resolvendo Ambiguidades.
Após construir, mova o Robô ao próximo
ícone na sequência após a Construção
APRIMORAR UMA CONSTRUÇÃO
Deve alocar um de seus Colonizadores, pague 1 cristal ou mova 1 Colonizador (para a área de trabalho) para cada cor de Colonizador presente. Para 2 jogadores utilize a quantidade (e não a cor) dos colonizadores presentes.
- Para aprimorar uma construção deve usar uma carta de projeto do mesmo tipo da construção e seguir a mesma regra de adjacência do robô;
- Projeto nível 1 pode aprimorar qualquer construção, já o nível 3 somente complexos de tamanho 3 ou maior;
Não é permitido aprimorar Abrigos de outros jogadores;
Somente uma peça é permitida por espaço, se houver astromóvel ou robô devem ser descolados para um espaço adjacente disponível e se houver um colonizador ele é devolvido ao jogador.
- Pague 1 mineral à reserva geral, coloque o marcador de construção avançada na construção e se necessário, desloque o robô/astromóvel ou retire o colonizador para o alojamento ou reserva geral.
Fortalecimento: Esta ação não é fortalecida através da ação no tabuleiro, mas se quiser usar a tecnologia "APRIMORAMENTO EFICIENTE", poderá repetir a ação até o nível dessa tecnologia.
Modo Solo: Lacerda usa um de seus Projetos e Aprimora
uma Construção em qualquer lugar do
Mapa. Se a Tec. de Aprimoramento estiver
em jogo, ele a usa para aprimorar quantas construções conseguir. Caso tenha mais que
um Projeto para aprimorar, ele dá preferência
ao que dará mais PO pelos Cientistas dele.
RECEBER UMA NAVE
Não é necessário colocar um Colonizador
- Ao custo de uma planta e uma água, mover uma nave do depósito para o Hangar, o nível da colônia (LSS) determina quantas naves podem ser retiradas do depósito;
- Ganhe 2 colonizadores ou 1 colonizador e 1 robô. Robôs vão para abrigos vazios ou no local mais próximo ao seu abrigo ocupado e colonizadores vão para os seus alojamentos.
Fortalecer: A cada colonizador repita a ação.
CONTRATAR UM CIENTISTA OU PEGAR UM CONTRATO DA TERRA
Deve alocar um de seus Colonizadores, pague 1 cristal ou mova 1 Colonizador (para a área de trabalho) para cada cor de Colonizador presente. Para 2 jogadores utilize a quantidade (e não a cor) dos colonizadores presentes.
- Escolha um cientista (só existem 6 cientistas), pague o custo, pegue a carta, o marcador do respectivo cientista e escolha uma carta de contrato para preencher o espaço liberado pelo cientista;
-Contratos de entrega: A qualquer momento pode mover recursos do seu tabuleiro para a carta, qualquer coisa obtida durante o seu turno podem ser diretamente colocados na carta, mas minerais não valem como coringas;
- Contrato de aprimoramento: No fim do jogo deve ter uma construção avançada do tipo indicado em um complexo de nível 4
Sem ação de fortalecimento.
Modo Solo: Lacerda contrata o Cientista que
potencialmente dará mais PO para ele
baseado no número de Projetos que cada
jogador possui (estejam já aprimorados
ou não). Se ele já tiver dois Cientistas,
ele pega um Contrato (o que vale mais
PO). Os Contratos dele são considerados
automaticamente completos. Após pegar
o Cientista ou carta de Contrato, ele
embaralha o baralho de Contratos e
preenche a amostra com a carta do topo.
Custo: 4 Cristais
Desenvolva uma Tecnologia uma vez sem custo.
Custo: 3 Cristais
Aprimore uma ficha de Construção.
Custo: 3 Cristais
Pegue 1 Mineral.
Custo: 2 Cristais
Pegue 1 Recurso do Armazém.
Custo: 4 Cristais
Mova seu Astromóvel até 2 espaços — pode gastar Cristais e/ou usar Tecnologia.
Custo: 3 Cristais
Pegue 1 Projeto
Custo: 2 Cristais
Use até 2 Pontos de Movimento para mover seus Robôs. Pode gastar Cristais para ganhar mais PM.
Custo: 2 Cristais ou um Cientista equivalente
Usa uma Ação de Construção Avançada.
FASE DO ÔNIBUS ESPACIAL
VIAGEM
Encerrados os turnos dos jogadores, o ônibus espacial se move um espaço, se ele estiver no espaço 1, ele irá viajar. (veja detalhes abaixo)
MODO SOLO: Lacerda sempre viaja com o Ônibus, exceto se uma carta apresentar uma restrição de viajem
Lacerda não executa o passo Remover Colonizadores.
Ao viajar para a colônia, ele posiciona uma ficha de descoberta e faz uma construção
VIAGEM PARA A COLÔNIA
1. Escolha uma ficha de descoberta, coloque até 3 espaços do seu astromóvel e abra uma nova ficha;
2. Mova os trabalhadores da colônia e da área de trabalho de volta aos abrigos (se não houver espaços, voltam para a reserva) ;
3. Escolha um espaço vazio no lado da colônia, ganhe o bônus (se houver), pagando os custos normais da ação.
VIAGEM PARA A ÓRBITA
1. Receba os recursos das suas construções avançadas;
2. Mova os trabalhadores da órbita e da área de trabalho de volta aos abrigos (se não houver espaços, voltam para a reserva) ;
3. Escolha um espaço vazio no lado da órbita, ganhe o bônus (se houver), pagando os custos normais da ação.
MODO SOLO
REGRAS ESPECIAIS
Lacerda sempre tem todos os Colonizadores que precisa e para efeito de pontuação seus alojamentos estão sempre cheios. Porém, colonizadores não podem ser usados pelo Lacerda para fortalecer ações.
Lacerda não faz ações executivas
Quando a Colônia sobe de nível, ao fim do
turno do jogador atual, o Lacerda constrói um
Abrigo (um Complexo, se posível) e Recebe
uma nova Nave. Ele nunca gasta suas Naves,
elas ficarão no Hangar para pontuar.
Lacerda nunca pega ou guarda Recursos. Ele
nunca paga Recursos para fazer uma ação.
Lacerda ganha Cristais normalmente (Construindo
Abrigos, pegando Projeto de Abrigo, contribuir
com Missões, etc.). O número de Cristais que ele
pode ter é limitado aos espaços no Depósito dele. Sempre que possível, Lacerda usa os critais para fortalecer suas ações, ele nunca usa colonizadores para o fortalecimento.
Na recompensa da LSS por ter construído, Lacerda retira o colonizador que está na ação de contratar um cientista, se não puder ele pega um cristal.
Lacerda sempre usa Tecnologia
se for possível. Você ganha um Oxigênio
normalmente se ele usar a sua Tecnologia.
Quando ele mover o Robô dele, mova-o
para o próximo ícone na sequência da LSS
(Mina > Gerador > Extrator de Água > Estufa >
Condensador de Oxigênio > volta pra Mina, etc.).
- - - -
Lacerda é o Bot que irá desafiar você em On Mars
Siga as orientações abaixo para uma partiada solo
OBJETIVOS SOLO
- JOGUE COM O BOT -
OBJETIVOS SOLO
Durante o jogo, acompanhe e marque os seus objetivos concluidos
Nível 1 - Primeiros Colonizadores
Nível 2 - Próxima Geração
Nível 3 - Bonitão
Nível Batata Marciana
FASE DA ÔNIBUS ESPACIAL
Para começar, clique no robô para sortear o espaço inicial do Lacerda
1
2
3
4
5
6
7
8
FASE DA COLONIZAÇÃO
Clique no robô abaixo para sortear a ação do lacerda
12 cartas
EVOLUÇÃO DA COLÔNIA
Se a colônia evolui, o Lacerda constrói um ABRIGO (um complexo, se possível), recebe uma nova NAVE e um ROBÔ que ficam no seu tabuleiro de jogador apenas para efeito de pontuação. (consulte apêndice > níveis da colônia).
RESOLVENDO AMBIGUIDADES
Lacerda sempre escolhe a opção que lhe dará mais vantagens. Se não houver uma opção clara, atribua um número para cada opção, informe o número de opções abaixo e clique na figura do dado:
MOVENDO ASTROMÓVEL
Na impossibilidade de Lacerda executar uma ação (sem cristais, sem projetos, sem espaços, etc..), ele faz uma ação de mover o astromóvel.
O astromóvel é movido 2 espaços em direção a uma ficha válida para o Lacerda e para alcançar uma ficha ele pode usar cristais. A ficha é resolvida imediatamente.
APÊNDICE
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PROJETOS clique
PROJETOS
1-PÁTIO DE CONSTRUÇÃO
Ganhe 1 Mineral - Mina - Geóloga
Aprimore 1 Construção seguindo as regras normais. Pode usar Tecnologia. Por cada colonizador enviado à Área de Trabalho, você pode fazer 1 aprimoramento adicional
TECNOLOGIA clique
TECNOLOGIA
CONECTE OUTRAS CONSTRUÇÕES
Essas fichas de Tecnologias lhe permitem criar ou ampliar o tamanho de um
Complexo de Construções. O nível da Tecnologia usada deve ser igual ou maior
que o número de Construções do mesmo tipo ao qual você se conecta. Veja a
página 14 das regras para mais detalhes).
APRIMORAMENTO EFICIENTE
Sempre que você Aprimorar
(Ação Principal, Ação Executiva
ou benefício), aprimore mais
Construções com o número máximo
sendo o nível da Tecnologia
ASTROMÓVEIS MAIS RÁPIDOS
Ao mover seu Astromóvel, ganhe
pontos adicionais de Movimento
com o máximo sendo o nível da
Tecnologia.
MAIOR CAPACIDADE DE COLONIZADORES
Sempre que você Receber uma
Nave, ganhe um número extra de
Colonizadores com o máximo sendo o
nível da Tecnologia.
RECOMPENSAS DA LSS clique
RECOMPENSAS DA LSS
PO igual ao nível de
sua ficha de Tecnologia
mais desenvolvida.
2 PO por cada Robô
que você tenha em
Marte.
2 PO por cada Nave em
seu Hangar.
2 PO por cada ficha de
Descoberta que seu
Astromóvel já coletou.
2 PO por cada marcador
de Construção
Avançada que você
tenha em Marte.
2 PO por cada Abrigo
que você tenha em
Marte.
2 PO por Mina onde você
tenha um Colonizador
ou um marcador de
Construção Avançada.
1 PO por cada
Colonizador em seus
Alojamentos.
Use até 2 pontos de Movimento para
mover seus Robôs. Você pode gastar
Cristais para ganhar pontos adicionais
de Movimento.
Remova um Colonizador de
qualquer espaço de Ação ou de
sua Área de Trabalho.
Ganhe 1 Mineral
Ganhe 1 Cristal
PESQUISAS/DESCOBERTAS clique
PESQUISAS/DESCOBERTAS
Desenvolva 1 ficha de Tecnologia duas vezes, ou duas fichas de Tecnologia uma vez cada, sem custo.
Construa a Construção
indicada. Precisa da
Tecnologia se tamanho
for 2 ou maior.
Pegue até 2 Esquemas.
Contrate 1 Cientista
ou pegue 1 Contrato
da Terra, pagando os
custos normais.
Construa uma
Construção. Precisa da
Tecnologia se tamanho
for 2 ou maior.
Pegue 1 ficha de
Tecnologia, pagando os
custos normais.
Pegue até 2 Recursos/Cristais do
Armazém e coloque-os em seu Estoque/
Depósito.
Ganhe o número
indicado do Recurso
exibido.
Aprimore até 2
Construções, pagando
os custos normais. .
Desenvolva 1 ficha de
Tecnologia 2 vezes ou 2
Tecnologias 1 vez cada.
Pague os custos.
Ganhe 3 Cristais.
NÍVEIS DA COLÔNIA clique
NÍVEIS DA COLÔNIA
Ao final do turno do jogador em que os marcadores chegarem ou passarem do nível da colônia, a situação da colônia é atualizada.
Toda vez que o Nível da Colônia sobe
1. Mova o marcador de Nível da Colônia uma fileira
para cima; 2. Encha os espaços vazios da Tabela
de Tecnologia com novas Tecnologias; 3. Encha o
Armazém (só 2 fileiras em 2 jogadores); 4. Uma nova
Nave fica disponível para cada jogador.
1. Pontue a área de Progresso; 2. Quando o Ônibus
Espacial viaja, coloque-o no espaço 2 de viagem; 3.
Remova todos os Projetos da amostra. Em seguida,
adicione as 12 cartas do topo do baralho de Projetos na
amostra.
1. Pontue a área de Progresso; 2. O número de Missões
necessárias para ativar o fim do jogo é reduzido em
um. 3. Quando o Ônibus Espacial viaja, coloque-o
no espaço 3 de viagem; 4. Remova todos os Projetos
de Nível 1 na amostra. Em seguida adicione todos os
Projetos restantes de Nível 3 na amostra.
1. Não pontue a área de Progresso; 2. O número
de Missões necessárias para ativar o fim do jogo é
reduzido em um; 3. O Ônibus Espacial para de se mover.
1. Não pontue a área de Progresso; 2. O fim do jogo
é ativado; 3. O Ônibus Espacial viaja uma última vez
durante a fase de Ônibus Espacial (não importa onde
ele esteja na trilha) e depois ele é removido do jogo.
FIM DO JOGO
Quando o marcador de missões chegar ao final, o fim do jogo é disparado: termine o turno atual e jogue mais um último turno sem a fase do ônibus espacial;
- Durante o jogo, pontos podem ser obtidos: através da primeira construção de cada tipo da LSS e/ou construir abaixo do marcador do LSS; através da área de progresso (quando colônia sobe) e através da construção avançada Mina Mineral;
- Antes de pontuar, volte os colonizadores da área de trabalho e do lado que está o seu astronauta;
- Siga as instruções da trilha de pontuação abaixo da trilha de missões restantes e o jogador com mais pontos vence o jogo:
- 0 a 11 PO na área de progresso;
- 3 PO por cada nave no seu Hangar;
- 0 a 21 PO por seu alojamento mais cheio;
- 1 a 9 PO por cada tecnologia no seu tabuleiro;
- 3/5 ou -3/-5 PO por cada Construção Avançada sua;
- 3 PO por cada Construção Avançada em Marte (de qualquer jogador) do tipo indicado;
- 9/12 ou -4/-6 PO por cada Contrato que você tenha.
Modo Solo: Lacerda segue a pontuação normal, exceto que seu alojamentos são considerados ocupados para pontuar. Além disso o jogo apresenta 4 níveis de objetivos que precisam ser alcançados durante a partida.
OBJETIVOS SOLO
*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual do jogo On Mars.