Pedro Bot
Versão digital - Autômato - Salton Sea

(Assista: Pedro Bot no YouTube)
Clique no botão ao lado para ver um resumo da preparação do jogo.
RODADAS
Em Salton Sea, os jogadores se revezam em turnos, usando seus Engenheiros para realizar as ações.
(clique nas opções abaixo, para conhecer as ações)

AÇÕES INDUSTRIAIS
LICENÇA DE PERFURAÇÃO
Pague o valor informado na carta de perfuração, mais o valor do tabuleiro, e coloque no espaço indicado no tabuleiro do jogador, abaixo das outras cartas. No tabuleiro principal mova as cartas para baixo e abra uma nova.

SOLO:
M.E.L. não paga pela licença e pega a licença mais abaixo no tabuleiro.
PERFURAR
Baixe a broca para o próximo espaço, atualize o marcador de danos para cada ícone de rocha do novo espaço, em cada carta que passar. Se o indicador de dano da broca chegar em um espaço marcado com um traço, não será possível usar a broca até que seja reparada.

SOLO:
M.E.L. executa a ação como um jogador normal.
EXTRAIR
Extrai a quantidade de salmoura informada na ação, desde que disponível no poço e com espaço no armazém. Siga os passos abaixo:
A- Marcador de extração: Coloque o marcador no(s) ícone(s) de salmoura(s) extraída(s) da carta de concessão em que está a broca ou em cartas acima;
B- Marcador de Salmoura: Mova seu marcador de Salmoura de acordo com a quantidade extraída;
C- Recompensas: Se toda a Salmoura foi extraída da carta receba as recompensas;
D- Vire a carta: (ou retire) se todas a salmoura foi extraída.


SOLO:
M.E.L. extrai até 3 unidades, desde que estejam disponíveis e possa armazená-las..
PROCESSAR
Processa a quantidade de salmoura indicada na ação, fazendo os ajustes nos marcadores e pagando os custos.
- Otimizar a produção: independente do que foi produzido, mova o marcador (se possível)de indicador de danos para produzir uma unidade adicional de Lítio ou de energia geométrica.

SOLO:
M.E.L. gasta duas Salmouras para produzir uma Energia e um Lítio, sem custo. M.E.L. deve possuir pelo menos duas salmouras, deve poder armazenar e sem dano, caso contrário não faz a ação
REPARAR MÁQUINA
Permite retroceder o marcador de dano na quantidade indicada na ação, pagando $3 para cada movimento.

SOLO:
M.E.L. repara um dado de cada, sem pagar.
AÇÕES COMERCIAIS
VENDER
Salmoura, Lítio ou Energia Geotérmica na quantidade máxima informada na ação.Siga os passos abaixo:
- Escolha apenas uma corporação
- Receba o valor total ($) em cartas: abertas no mercado e/ou aleatoriamente do descarte;
- Marcador de Ativos:
- Avance o marcador uma casa (independente da qtd. vendida)
- Verifique se deve substituir a ficha de tarifas
- Se chegar ao final vire a pilha de fichas de tarifas (fechada)
- Se 2 corporações estão fechadas é disparado o final do jogo


SOLO:
M.E.L. vende um lítio ou uma energia de seu armazém, para a corporação que paga mais ou que estiver pontuando mais ou na ordem das cores (azul, amarelo, vermelho). Vende o recurso que possui mais (desempate: Lítio). Recebe o dinheiro em cartas de maior valor.
CELEBRAR UM CONTRATO
Pega um contrato e coloca em um dos dois espaços disponíveis, ficando lá até que sejam executados.
Contratos não executados no final do jogo têm penalidade de metade dos pontos do contrato.

SOLO:
M.E.L. não faz essa ação.
EXECUTAR UM CONTRATO
Coloque um Engenheiro na cata, pague os custos e receba os benefícios

SOLO:
M.E.L. executa um contrato direto do mercado, prefere contratos que rendem mais pontos e paga os recursos do seu armazém, recebendo todos os bõnus.
AÇÕES DE GESTÃO
PESQUISAR
Coloque uma carta de pesquisa no espaço mais a esquerda disponível do seu tabuleiro, pague os custos informados na carta e receba o benefício imediato, se houver.
- Efeitos Permanentes: permanecem no tabuleiro até o final da partida;
- Efeitos Imediatos: Permanece no tabuleiro até o turno que for usado, através da alocação de um Engenheiro.

SOLO:
M.E.L. pega uma carta de pesquisa de efeito permanente de maior pontuação, sem pagar e recebe os bônus imediatos, mas o efeito permanente não irá afetar suas ações futuras.
COMPRAR COTAS
Compre até a quantidade informada na ação de uma das corporações, pagando o custo indicado pelo marcador de valor do ativo da corporação e avançando seu marcador de cotas. As cotas estão limitas pela sessão do marcador de respectivo ativo. Verifique se há algum benefício, marcado no tabuleiro ou escolha uma ficha de recompensa

SOLO:
M.E.L.sobe seu marcador 1 espaço na trilha da corporação, sem pagar, que rende a maior pontuação, respeitando os limites das sessões. Se houver ficha de bônus, pega a ficha de pontuação ou a peça do dunfo da pilha.
DESENVOLVER PROJETO EMPRESARIAL
Pague o custo informado na ação (no tabuleiro $3) e avance a quantidade de casas também informada na ação (setá única ou dupla). Vire uma carta de armazém ou coloque o trabalhador no espaço do RH. Final da trilha desbloqueia pontos para estrelas cinzas e se precisar avançar mais, receberá 2 pontos.

SOLO:
M.E.L. paga $3 e avança seu marcador na trilha, usando cartas de ação de menor valor possível, ao entrar na casa de liberar trabalhador, uma nova carta é adicionada a fila de cartas do autômato.
OBTER FINANCIAMENTO
Aloque um engenheiro e pegue uma carta de $1 da pilha fechada, essa ação não fica bloqueada por Engenheiros

SOLO:
M.E.L. não executa essa ação.
REPETIR UMA AÇÃO
Pagando $1, permite realizar uma ação de seu tabuleiro, que esteja bloqueado por um Engenheiro.

SOLO:
M.E.L. não executa essa ação
NOVA RODADA
O Jogador retorna os engenheiros para o RH, removendo do seu tabuleiro:
- Pesquisas de ação imediata utilizadas, as demais são movidas para a esquerda;
- As cartas de ação voltam para mão do jogador;
No Tabuleiro renove as cartas:
- Licenças: Retire a ultima carta de concessão;
- Mercado: Descarte a carta mais a direita de cada fileira, embaralhe os descartes, coloque debaixo das respectivas pilhas, mova as cartas restantes e abra novas cartas até completar o n° de jogadores +2.
O Jogador a esquerda será o próximo jogador inicial e uma nova rodada começa, exceto se:
- Não foi possível revelar as cartas de concessão ou
- Duas corporações estão fechadas.
SOLO
M.E.L. embaralha sua cartas e uma nova rodada se inicia.

AUTÔMATO
Esta é a M.E.L.
Mineral Ecológica Ltda.,

uma mineradora controlada por IA que tem como principal objetivo derrotar você!
Autômato offline: se desejar, coloque seu celular em modo-avião.



FIM DO JOGO
Ao final da rodada que disparou o final do jogo, serão adicionados os pontos:
- Cartas na mão: 2 PV por cada $3 em cartas;
- Cotas nas corporações: posição da peça do jogador, multiplicado pelo indicador de pontos no valor dos ativos;
- Armazém: 1 PV/Salmoura, 3 PV/Geotérmica e 5 PV/Lítio;
- Pesquisas: PV das cartas de pesquisa multiplicado pela posição;
- Objetivos de longo prazo: todos que cumpriram o critério recebem os pontos;
- Estrelas: Se jogador desbloqueou a pontuação na trilha de desenvolvimento empresarial, pontua as estrelas dos seus objetivos de curto prazo e de longo prazo.
PENALIDADES
- Marcadores de danos e
- Contratos não cumpridos: metade dos PVs indicados na carta
SOLO
M.E.L. pontua normalmente no final da partida.
*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo Salton Sea