Pedro Bot
Versão digital - Autômato - Exodo

(Assista: Pedro Bot no YouTube)


Aguarde ... Em construção

Clique no botão ao lado para ver um resumo da preparação do jogo.
RODADAS
Em êxodo, os jogadores jogam durante 4 anos, que são dividos em 7 fases: Receita, Ações, Transporte, Ordem, Progresso, Bônus e Manutenção.
(clique nas opções abaixo, para conhecer as ações)

1. RECEITA
-Mundo Velho: Recebe os recursos mostrados nas peças de local no mundo velho, antes da evacuação (voltadas para cima);
-Mundo Novo: Recebe os recursos indicados pelos marcadores do tabuleiro do jogador, após a povoação do mundo novo. Fábricas pré-fabricadas não produzem até serem construídas;
-Alimentação: Verifique o custo de alimentação na trilha do ano e se o recurso sai do mundo velho e/ou do mundo novo;
-Entretenimento: Verifique se atende a quantidade de estádios da trilha do ano no lado do novo mundo;
-Penalidades: Receba um marcador para cada alimento não pago e estádio não construído.
1. AÇÕES
Escolha uma ação: Escolha um dos 4 grupos de ações do tabuleiro do jogador e coloque uma carta, se for a quarta carta (ou mais) do mesmo grupo, pague 1 energia;
Modo Avançado:Use as ações da carta com a face para cima na ordem que quiser, ou em um grupo do tabuleiro com a face para baixo e sempre, compre uma nova carta para inciar o turno seguinte com 4 cartas na mão.
Se não puder ou quiser escolher uma ação o jogador pode passar, encerrando sua participação nesta fase;
Avance o marcador e realize a ação: Avance o marcador de ações e pague o custo indicado (as 2 primeiras ações não tem custo).
A energia deve ser paga de acordo com a posição dos satélites na trilha de progresso;
Próxima fase: A fase de ação termina quando todos os jogadores tiverem passado.
AÇÕES
Recurso: Pegue qualquer recurso para qualquer lado (velho ou novo);
Movimentos de infraestrutura: Cada movimento permite pegar uma carta do tabuleiro, sem custo, para a mão do jogador, abrindo uma nova carta ou, baixar uma carta da mão pagando o custo do mundo novo e, nesse caso, assim que a carta baixada cumprir o requisito, o jogador sobe seus marcadores de recursos.
O PONTO DE EXCLAMAÇÃO lembra que o jogador não pode ter duas cartas com a mesma ilustração;
Você pode gastar um recurso de qualquer mundo para descartar quaisquer naves e abrir novas.
Pesquisa de tecnologia:Coloque o marcador em uma tecnologia da linha mais baixa da coluna escolhida. Tecnologias níveis 2 e 3 exigem duas ações de pesquisa. Tecnologias com um raio indicam algum efeito assim que são pesquisadas;
Povoar: Escolha 1 local no novo mundo que atenda os requisitos (Biomas e símbolos). Coloque as fábricas pré-fabricadas e/ou população no novo mundo, no local escolhido e suba as trilhas de recursos do novo mundo. Cada marcador de população custa 1 metal do novo mundo;
Construir 1 nave: Escolha 1 nave, pague os recursos e coloque a nave no lado do tabuleiro em que pagou os recursos;
Você pode gastar um recurso de qualquer mundo para descartar quaisquer naves e abrir novas.
Construir 1 estádio: Escolha 1 estádio, pague os recursos e coloque o estádio no lado do tabuleiro em que pagou os recursos;
Você pode gastar um recurso de qualquer mundo para descartar quaisquer estádios e abrir novos.
Pré-fabricar: Escolha 1 fábrica, pague o recurso e coloque o estádio no tabuleiro do jogador no lado em que pagou os recursos. Cada jogador possui 4 peças de fábricas de cada tipo. Uma de cada tipo pode ser evacuada do tabuleiro principal, mas se não houver mais peças do tipo da fábrica, o jogador não poderá mais evacuá-la. Fábricas pré-fabricadas não produzem até serem construídas no mundo novo .
Clone: Pague 1 alimento do mundo novo e coloque nos marcadores de população no tabuleiro do jogador ;
Trocar recurso: mantendo o recurso no mesmo mundo.
3. TRANSPORTE
Carregue as naves, envie e descarregue:
-Mundo Novo > Mundo Velho: Podem voltar vazias gastando 1 de energia do mundo novo (não podem usar recursos vindos do mundo velho);
-Mundo Velho > Mundo Novo: Carregue e gaste a energia do mundo velho informada na nave. Para carregar siga os passos:
1. Deck de evacuação: Carregue usando as baias, respeitando as cores e vire as peças do mundo velho. Fábrica são carregadas com as fichas de pré-fabricadas e população com marcadores;
2. Capacidade: Carregue usando a capacidade de construções da nave. Os ícones podem representar: estádio e fábrica. A fábrica pode ser do mundo velho para evacuação ou pré-fabricada no seu tabuleiro. (a qtd. da capacidade e a do deck não se misturam);
3. Recursos: Carregue os recursos do seu tabuleiro do lado do mundo velho.
4. ORDEM
Ajuste a ordem do turno, pela quantidade de Felicidade de cada jogador (estádios e tecnologias completas). Empates invertem.
5. PROGRESSO
- Todas as peças vão para o espaço de ultrapassagem;
- Calcule a força da ação, com base nas cartas e grupos de ação;
- Na ordem do turno, mova os marcadores no valor exato da força de ação, podendo dividir os movimentos. Receba bônus do espaço em que encerrou o movimento;
- Transições influenciam nos marcadores dos oceanos. Para cada marcador que passou pela transição 1 vire um marcador. Quando os dois passarem pela transição 2, pegue uma peça e aumente a produção no novo mundo, idem na transição 3;
- A linha de ultrapassagem aceita qualquer quantidade de marcadores, já os espaços de bônus bloqueiam os demais marcadores;
Restrição de 1 transição entre os marcadores do próprio jogador
6. BÔNUS
- Na ordem do turno verifique se o jogador atingiu o bônus da carta de final de ano, com o seu valor da força das ações (calculada na fase do progresso);
- Se atingir exatamente os valores informados recebe o bônus. Há uma variação para jogadores iniciais que recebe o bônus com valor de força igual ou menor ao informado na carta;
7. MANUTENÇÃO
- Avance o marcador de ano;
- Abra a nova carta de bônus;
- Cicle as infraestruturas, naves e estádios;
- Remova suas cartas (no modo avançado sao descartadas) e reinicie o seu marcador de ação.

AUTÔMATO
Este é AstroBot
uma I.A. que construirá estádios, colonizará locais no Novo Mundo e tem como principal objetivo:
atrapalhar você!



FIM DO JOGO
MODO CORRIDA
- Indicado para a primeira partida
- Fim do jogo é acionado quando um jogador possui todos os 3 marcadores de produção em 8 ou mais e 3 estádios no Novo Mundo.
- Se acionado na fase de ações, encerra o turno, com mais uma ação para cada jogador e Todos executam uma fase de transporte.
- Se acionado em outra fase, o jogo termina imediatamente.
Jogadores ajustam seu marcador de pontuação mais baixo (se empatados escolha 1 deles):
-1 Para cada marcador de penalidade que você recebeu durante o jogo.
-1 Para cada local do Velho Mundo não evacuado.
-1 Para cada estádio que você não possui (você deveria ter 3 no Novo Mundo).
+2 Se você possuir a maior quantidade de felicidade da sua população (apenas +1 em partidas para 2 jogadores). Se houver 2 marcadores na menor posição, mova +1 cada um deles.
+1 Se você possuir a segunda maios quantidade de felicidade da sua população (nada em partidas para 2 jogadores).
Avalie penalidades primeiro
Condição de vitória: os marcadores devem estar acima do 8 (após bônus e penalidades) e pelo menos 3 estádios;
Se mais de um jogador atingir as condições, vence o jogador com mais Felicidade;
Se nenhum jogador atingir as condições, quem tiver o maior valor, no menor marcador de produção vence. Em caso de empate, vence quem tiver pelo menos 3 estádios, em seguida quem tiver mais Felicidade.
MODO PONTOS
- O jogo termina no final do 4° ano.
Siga a Pontuação pela carta de apoio:
- Pontos pela marcador de produção mais baixo;
- Pontos por cada um dos três contratos;
- Jogadores com pelo menos 3 estádios, recebem pontuação pela maioria: 6,4 e 1 (em dois jogadores 4 e 0). Se empatados, some os pontos e divida;
PENALIDADES:
- 2 pontos para cada local de Fábrica não evacuada;
- 4 pontos para cada local de População não evacudada;
- 3 pontos para cada estádio não presente no novo mundo (mínimo de 3 estádios);
- 3 pontos para cada marcador recebido durante a partida.
SOLO
I.A. não pontua, siga as regras do modo pontos, 60 é uma boa pontuação e 80 após treinar.
*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo Êxodo