Pedro Bot
Versão digital - Autômato - Planta Nubo
AUTÔMATO
Botbot
Um oponente robótico
Escolha um dos 4 níveis de dificuldade para o seu desafio e enfrente o autômato criado pelos designers do jogo Planta Nubo.
Autômato offline: se desejar, coloque seu celular em modo-avião.
PODCAST
🎙️ Podcast -Planta Nubo

Neste episódio, você vai saber mais sobre a modalidade solo oficial.

MODO SOLO (clique aqui)

Usando o Pedro Bot

A ferramenta online Pedro Bot oferece uma forma simplificada e automatizada de jogar o modo solo de Planta Nubo. Ela segue as regras oficiais, mas otimiza a interação e o controle do Botbot, proporcionando as seguintes vantagens:

  • Automação do Turno do Botbot: O Pedro Bot assume a complexa tarefa de te ajudar a gerenciar as decisões do Botbot. Ele automaticamente:
    • Exibe os requisitos dos projetos para você verificar qual será atendido.
    • Prioriza a seleção de ferramentas e as posições de colocação.
    • Exibe os detalhes das ações incluíndo a segunda ação das "horas extras".
    • Orienta sobre os efeitos adicionais das peças Solobot, incluindo a aplicação de custos de carga quando aplicável.
    Isso libera o jogador da necessidade de consultar constantemente o manual do Botbot e realizar verificações complexas.
  • Interface Interativa e Guiada: A ferramenta guia o jogador pelas etapas do turno do Botbot, permitindo cliques para confirmar escolhas (como projetos, ferramentas e posições), tornando o processo mais fluído e menos propenso a erros.
  • Fim da fase de Ferramentas: São apresentados os detlahes das ações do Bot nas demais fases antes do final da rodada .

Regras do Modo Solo - Planta Nubo

No modo solo de Planta Nubo, você joga contra um oponente robótico chamado Botbot, com o objetivo de conseguir mais pontos de oxigênio do que ele.

PREPARAÇÃO

A preparação para o jogo solo é semelhante à de um jogo para dois jogadores.

  • Dificuldade: Escolha um dos quatro níveis de dificuldade para o Botbot: Normal, Desafiador, Difícil ou Muito Difícil. Use o tabuleiro de plataforma correspondente ao nível de dificuldade escolhido para o Botbot.
  • Componentes do Jogo: Utilize os projetos de dirigível (A) com 1 e 2 pontos. O terceiro projeto de dirigível permanece na caixa.
  • Área Pessoal do Botbot:
    • Coloque o tabuleiro solo do Botbot (por exemplo, Nível 1).
    • Coloque o marcador de Nível da Árvore (Arbor Level) do Botbot no espaço inicial da trilha da Árvore.
    • Embaralhe as 6 peças Solobot e coloque-as como uma pilha de compras virada para baixo ao lado do tabuleiro solo.
    • Use o marcador de pontos do Botbot para marcar o contêiner de carga mais à direita nos espaços de ancoragem do tabuleiro de jogo.
    • Prepare três pequenas florestas 2x2 para o Botbot.
    • Coloque o marcador de carga do robô (bot charge marker) no espaço 0.
    • Retire 1 contêiner de carga da pilha de compras e coloque-o na ranhura de ancoragem superior do tabuleiro solo do Botbot.
    • Cubra as outras 4 ranhuras de ancoragem livres para contêineres com 4 marcadores de barricada.
    • Coloque 1 flor de cada cor no suprimento de flores do tabuleiro solo.
  • Jogador Inicial e Recursos Iniciais:
    • Determine aleatoriamente o jogador inicial e distribua a Árvore Inicial.
    • Escolha suas cartas iniciais e distribua os recursos iniciais de acordo com a ordem de jogo.
    • Para o Botbot, use um dado em vez do disco na trilha de pontos de oxigênio (com 1 ponto virado para cima). O Botbot não recebe cartas iniciais.
    • Coloque uma flor correspondente em cada contêiner de carga nos espaços de ancoragem, no espaço mais à direita.

COMO FUNCIONA

O jogo é dividido em quatro fases por rodada: Fase de Ferramentas, Fase de Criação, Fase da Floresta e Fase de Renda. No modo solo, as suas jogadas alternam com as do Botbot.

Fase de Ferramentas

  • Sua Vez: Você joga como em um jogo multiplayer.
  • Vez do Botbot:
    • O Botbot tira uma peça Solobot e executa as ações indicadas nela.
    • Definindo a Ação "Colocar Ferramenta" para o Botbot:
      1. Verificar Requisito de Projeto: O Botbot verifica os símbolos de projeto na peça Solobot (de cima para baixo). Para cada símbolo, verifica o requisito correspondente em seu tabuleiro solo. Se o requisito for atendido, avança para o passo 2. Caso contrário, verifica o próximo símbolo de projeto. (Para projetos de dirigível, Botbot considera os pontos indicados para escolher o projeto.)
      2. Verificar Ferramenta: O Botbot verifica as ferramentas na coluna da peça Solobot (de cima para baixo). Se já usou a ferramenta, verifica a próxima. Se não usou, verifica se pode colocá-la ao lado do projeto correspondente do passo 1. Se sim, avança para o passo 3. Caso contrário, verifica a próxima ferramenta.
      3. Verificar Posição: O Botbot verifica as setas de posição na coluna da peça Solobot (de cima para baixo). Se puder usar a ferramenta do passo 2 na posição exibida ao lado do projeto, avança para o passo 4. Caso contrário, verifica a próxima posição.
      4. Colocar Ferramenta e Realizar Ações: O Botbot coloca a ferramenta na posição determinada. Ele realiza a ação atribuída ao projeto no tabuleiro solo do Botbot. Em seguida, realiza a ação do outro projeto (ou canteiro de flores) ao qual a ferramenta foi colocada. O Botbot sempre trabalha "horas extras" (overtime), executando as ações de ambos os lados.
      5. Ação da Peça Solobot: Após as ações dos projetos, o Botbot também executa a ação impressa na parte inferior da peça Solobot ativa.
    • Regra Especial de Colocação de Ferramenta: Em casos raros em que o Botbot não consegue colocar uma ferramenta ao lado de um projeto, ele pega a ferramenta não utilizada cujo símbolo está no topo da coluna, coloca-a no projeto do passo 1 (ignorando as regras de colocação). Este projeto não pode ser usado pelo resto da rodada, e o Botbot não trabalha "horas extras", apenas executa a ação atribuída a esse projeto.
    • Trilha de Carga do Gardenbot do Botbot: O Botbot tem uma trilha de carga diferente. Se a carga do Botbot exceder o espaço 5, o marcador de carga permanece no espaço 5, e o Botbot recebe 1 ponto de oxigênio para cada carga acima de 5.
    • Ações Específicas do Botbot:
      • Ação Substituta ("Ganhar 2 Flores"): Se o Botbot não puder realizar nenhuma ação, ele ganha 2 flores. Ele verifica o contêiner de carga mais baixo com espaços vazios e pega uma flor da cor correspondente ao espaço vazio mais à esquerda. Repete o processo para a segunda flor. Se não houver espaços vazios nos contêineres, o Botbot ganha 1 carga de robô para cada flor que não pôde pegar.
      • Ação de Canteiro de Flores: O Botbot pega o canteiro de flores mais acima (se disponível) da pilha correspondente e o coloca ao lado do tabuleiro solo, adicionando 3 flores da cor correspondente ao seu suprimento.
      • Novo Contêiner de Carga: Se houver docas vazias disponíveis, o Botbot pega um contêiner da ranhura da fila superior e o coloca na doca vazia mais baixa, ganhando 1 carga de robô. A fila é reabastecida.
      • Remover Barricada: Se houver pelo menos 1 barricada nas ranhuras de ancoragem, o Botbot remove a barricada superior. Ele não realiza uma ação bônus por remover a barricada.
      • Flores Frescas: Se o Botbot tiver 3 ou menos flores em seu suprimento, ele realiza a ação "Ganhar 2 Flores".
      • Árvore Crescente: Se o Botbot atender aos requisitos para atualizar sua Árvore para o próximo nível, ele o faz. (Os requisitos de atualização da Árvore para o Botbot variam de acordo com o tabuleiro solo escolhido, podendo incluir número de contêineres, cargas de robô, florestas, barricadas removidas, flores, canteiros de flores, etc..)
      • Entregar para Dirigíveis: Se o Botbot tiver pelo menos três flores diferentes em seu suprimento:
        • Entrega da direita para a esquerda até duas flores correspondentes ao contêiner de carga marcado com seu marcador de pontos.
        • Move o marcador de pontos um espaço para a esquerda (circula de volta para o contêiner mais à direita se já estiver no extremo esquerdo).
        • Entrega da direita para a esquerda até duas flores correspondentes ao *novo* contêiner até que todas as três flores sejam entregues ou a entrega não seja mais possível.
        • Para cada 2 de energia verde obtida, o Botbot recebe 1 ponto de oxigênio imediatamente. Se sobrar 1 energia verde, é indicado com um marcador de solo no símbolo da bateria em seu tabuleiro solo.
        • Para cada contêiner de carga concluído, o Botbot recebe 1 ponto de oxigênio. O Botbot nunca usa o armazém.
      • Entregar para Contêineres Pessoais do Botbot: O Botbot entrega uma vez para cada um de seus contêineres de carga pessoais (de baixo para cima e da esquerda para a direita). Ele ganha energia verde da mesma forma que em uma entrega para contêineres no tabuleiro de jogo.
        • Sem Flor Correspondente: Se o Botbot não tiver a flor correspondente para uma entrega:
          1. Ele troca três flores da mesma cor de seu suprimento por uma flor da cor necessária (escolhe a cor conforme a ordem de troca no tabuleiro solo, da esquerda para a direita, se houver várias opções).
          2. Gasta uma carga de robô e pega a flor necessária do suprimento geral.
          3. Cancela a entrega para este contêiner e continua com o próximo.
      • Efeitos Adicionais da Peça Solobot Atual: A parte inferior da peça Solobot pode conter efeitos adicionais. Por exemplo:
        • Ganha 1 flor de cada cor que não está em seu suprimento.
        • Remove as duas cartas à direita e à esquerda do telescópio e reabastece os espaços.
        • Ganha 1 flor de cada cor.
        • Remove os contêineres da fila e reabastece.
        • Remove todas as flores do contêiner de carga mais baixo do tabuleiro solo para o suprimento geral.
        • Rola um dado para pegar uma floresta e a planta com o lado II para cima, ganhando efeitos imediatos.
        Se houver um símbolo de custo de carga de robô ao lado do efeito adicional, o Botbot deve gastar 1 carga para recebê-lo. Se não puder gastar, o efeito é ignorado. (Nos níveis de dificuldade mais altos, o Botbot não precisa gastar cargas de robô para esses efeitos.)
      • O Dado na Trilha de Oxigênio (Botbot): Se o dado na trilha de oxigênio do Botbot atingir um espaço de dezena (10, 20, 30, etc.), o Botbot gasta duas cargas de robô para atualizar o dado em um número. Se não tiver duas cargas, ele ganha uma carga em vez disso.

Fase de Criação

  • O Botbot coloca a ferramenta restante na peça de criação correspondente.
  • O Botbot nunca realiza a ação indicada na peça de criação.
  • Em vez disso, ele sempre recebe um ponto de oxigênio.
  • Além disso, o Botbot recebe as cargas de robô na forma de marcadores bônus que estão na peça de criação.

Fase da Floresta

  • O Botbot não faz nada e pula esta fase.

Fase de Renda

  • O Botbot recebe a seguinte renda:
    • Pontos de oxigênio correspondentes ao número virado para cima do dado na trilha de oxigênio.
    • Pontos de oxigênio pelo Nível da Árvore.
    • Pontos de oxigênio pelas florestas com o lado I virado para cima (somente em níveis de dificuldade mais altos, veja abaixo).
  • No final da segunda rodada, o Botbot terá usado todas as seis peças Solobot uma vez. Embaralhe todas as peças e construa uma nova pilha de compras.

Níveis de Dificuldade do Botbot (Regras Adicionais)

  • Normal: Regras básicas do Botbot.
  • Desafiador: Além das regras normais, o Botbot troca duas flores da mesma cor (em vez de três) de seu suprimento por uma flor necessária ao entregar em seus contêineres de carga pessoais.
  • Difícil: Além das regras Desafiador, se o Botbot receber florestas, elas permanecem com o lado I virado para cima inicialmente. Elas serão viradas para o lado II no final do jogo, antes da pontuação final. O Botbot recebe na fase de renda a renda dos seus lados I das florestas.
  • Muito Difícil: Regras cumulativas de Desafiador e Difícil.

FIM DA RODADA

Ao final de cada rodada, você recolhe suas 4 peças de ferramenta e redefine seu marcador de horas extras. Duas cartas de extensão são descartadas ao lado do telescópio, que então se move para o próximo espaço. As cartas de extensão restantes deslizam e novos espaços são reabastecidos. O jogador inicial passa a Árvore Inicial para o jogador à esquerda.

FIM DO JOGO

Após a Fase de Renda da rodada 4, o jogo termina e é realizada a Pontuação Final.

  • Você soma os pontos de oxigênio de diversas fontes (florestas crescidas, vasos de flores e oficinas de extensão, fazendas de oxigênio e pontuação de sobras) aos pontos que você já acumulou na trilha de oxigênio durante o jogo.
  • O jogador com mais pontos de oxigênio vence o jogo.
  • Desempate: Em caso de empate, o jogador que jogou mais cartas de extensão vence. Se ainda houver empate, vocês compartilham a vitória.
  • Consideração para Dificuldade Difícil/Muito Difícil: Para o Botbot nestes níveis de dificuldade, suas florestas que estavam com o lado I para cima são viradas para o lado II *antes* da pontuação final, afetando sua pontuação na categoria de "Florestas Crescidas".
Veja como funciona o modo solo no Pedro Bot
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para começar
FIM DO JOGO
A partida se encerra após a terceira rodada
CONTAGEM DE PONTOS
Você pontua seguindo as regras de uma partida normal, já o Botbot não, ele recebe apenas os pontos de oxigênio por todas as florestas dele que estejam do lado II.
Resumo da sua pontuação:
- Florestas desenvolvidas: suas peças de floresta com o lado II;
- Vasos e oficinas: Marque os pontos e descarte as flores (ou não pontue e mantenha para pontuação das fazendas);
- Fazenda: Pontue cada carta individualmente descartando os recursos (mesmo recurso não pode ser usado para duas cartas);
- Recursos restantes: Marque os pontos de acordo com sua ferramente usada na fase de produção na última rodada ;
Desempate: quem jogou mais cartas de expansão.
Resumo em pdf
*As imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo: Planta Nubo.