Expeditions: Regras Solo (Automa)
Expeditions é um jogo competitivo, acionado por cartas, de exploração e construção de motor (engine-building). O modo solo utiliza um sistema de oponente artificial chamado Automa. A Automa é tratada como uma jogadora em todos os aspectos, exceto aqueles explicitamente simplificados por suas regras próprias. O objetivo é acumular glória e riquezas para completar a expedição mais lucrativa, sendo o jogador mais rico (com mais moedas) o vencedor.
Preparação
Geral (Componentes Compartilhados e Iniciais)
A preparação geral segue as regras de um jogo de 2 jogadores, pulando a configuração de componentes individuais para a Automa.
- Tabuleiro e Mechs: Coloque o tabuleiro Basecamp na mesa e posicione os mechs ao lado.
- Localizações: Separe as 20 peças de localização hexagonais em Sul (6), Central (7) e Norte (7).
- As 6 localizações da região Sul são embaralhadas e colocadas viradas para cima.
- As 7 localizações Central e 7 Norte são embaralhadas e colocadas viradas para baixo.
- Fichas de Mapa: Coloque 1 ficha de mapa ($\maptoken$) em cada localização virada para baixo (Central e Norte).
- Baralho de Cartas: Embaralhe as cartas de meteorito, item e missão em um único baralho. Coloque 5 cartas viradas para cima nos espaços marcados do Basecamp e o baralho virado para baixo ao lado.
- Suprimentos Gerais: Coloque moedas (80), fichas de trabalhadores (meeples de 5 cores: roxo, verde, vermelho, amarelo e azul), e fichas de mapa extras em um suprimento geral.
- Saco de Corrupção: Encha o saco com todas as 37 fichas de corrupção, exceto a ficha de valor 20. A ficha de valor 20 é colocada apenas quando a Localização 20 for revelada.
Jogador (Componentes Individuais)
O jogador humano recebe os seguintes componentes:
- Mech e Tapete: Ganhe aleatoriamente um tapete de mech e a miniatura correspondente. Escolha uma base (cor do jogador) e anexe-a ao mech. (Ex: O Marsh Strider tem alcance de Movimento 1–4, em vez do padrão 1–3).
- Cartas Iniciais: Ganhe uma carta de Personagem e sua carta de Companheiro correspondente. Coloque-as na sua mão, viradas para cima, à esquerda do seu tapete.
- Fichas no Tapete:
- 4 fichas de glória (estrelas) da sua cor.
- A ficha de ação da sua cor no espaço Refresh (Atualizar).
- Uma ficha de poder ($\power$) e uma de astúcia ($\guile$) no espaço 0 da trilha.
- Auxílios ao Jogador: Ganhe 2 auxílios ao jogador, um de cada tipo.
Automa (Configuração Solo)
- Mechs da Automa: Coloque 1 mech na localização mais a oeste da região Norte (Mech Norte) e 1 mech na localização mais a leste da região Central (Mech Central).
- Dificuldade: Escolha um Cartão de Progresso (dificuldade). O Nível 2 é sugerido para a primeira jogada.
- Token de Progresso: Coloque um token de ação não utilizado no espaço "Start" da trilha de progresso no cartão de dificuldade.
- Cartas de Decisão: Embaralhe as cartas de decisão (14 no total), separe 2 cartas sem olhar e coloque o restante virado para baixo como o baralho de decisão.
- Glória da Automa: Coloque o Cartão de Glória ao lado. Coloque 8 fichas de glória (usando duas cores diferentes) nos espaços 1-8. A Automa usa 8 tokens, não 4.
- Primeiro Jogador: Determine quem começa aleatoriamente.
Fases ou Turnos
Os turnos se alternam entre o jogador humano e a Automa.
Turno do Jogador
O turno começa com o deslocamento da ficha de ação:
- Turno Inicial/Pós-Refresh (Setas Vermelhas): Se a ficha de ação estiver no espaço Refresh, desloque-a para o espaço em branco. Execute as três ações (Move, Play, Gather) em qualquer ordem.
- Turno Padrão: Desloque a ficha para cobrir Move, Play, ou Gather. Execute as duas ações expostas no retângulo em qualquer ordem.
Turno da Automa
A Automa executa 5 etapas:
- Verificar Baralho: Se o baralho de decisão estiver vazio, reembaralhe todas as cartas (incluindo as 2 separadas) para formar um novo baralho. Separe as 2 cartas do topo novamente.
- Comprar Carta: Compre a carta do topo do baralho de decisão.
- Avançar Token de Progresso: Se o ícone de avanço ($\progress$) estiver presente na carta, avance o token 1 espaço. Se o token atingir um espaço com $\glorytoken$, pegue a próxima ficha de glória (em ordem ascendente, 1-8) do Cartão de Glória da Automa e coloque-a no canto superior esquerdo do Basecamp.
- Ações do Mech Norte: Resolva as ações para o North Mech.
- Ações do Mech Central: Resolva as ações para o Central Mech.
Ações
Ações do Jogador Humano
- MOVE (Mover): Mova seu mech para outra localização desocupada dentro do alcance (padrão 1–3 localizações, a menos que seu mech seja o Marsh Strider).
- Se mover para uma localização virada para baixo, o movimento termina, o jogador ganha a ficha de mapa ($\maptoken$), vira a peça para cima e coloca fichas de corrupção do saco até que a soma seja maior ou igual ao nível de corrupção da localização.
- Exceção: Ao revelar a Localização 20, coloque a ficha de corrupção de valor 20 em vez de usar o saco.
- PLAY (Jogar): Jogue 1 carta da sua mão para sua fila ativa (à direita do seu tapete).
- Ganhe o valor central (poder $\power$ e/ou astúcia $\guile$, no canto superior esquerdo da carta). Você não pode ter mais de 10 $\power$ ou 10 $\guile$.
- Opcionalmente, coloque um trabalhador disponível do tipo exigido na carta para ativar sua habilidade especial. Cada carta pode ter no máximo 1 trabalhador.
- GATHER (Coletar): Ganhe os benefícios expostos na localização. Se houver um símbolo "/" (“ou”), escolha apenas os benefícios de um lado.
- Se ganhar uma carta virada para cima, substitua-a imediatamente com o topo do baralho.
- Ganhos de cartas são colocados na direita da fila ativa.
- REFRESH (Atualizar): Retorne todos os trabalhadores colocados nas cartas ativas para o seu tapete e retorne todas as cartas ativas para a sua mão.
Objetivos (Ações Especiais para Glória)
Essas ações são acionadas por habilidades de cartas (Play) ou benefícios de localização (Gather).
- VANQUISH (Vencer Corrupção): Pague o custo da corrupção no topo da pilha na sua localização ($\power$ para laranja, $\guile$ para turquesa). Ganhe o token. Repita se puder pagar.
- A corrupção de Valor 20 custa 10 $\power$ e 10 $\guile$.
- Remover a corrupção final revela um benefício de Gather: Upgrade, Meld, ou Boast.
- SOLVE (Resolver Missão) $\solve$: Seu mech deve estar na localização correspondente à missão. Pague o custo, ganhe o benefício e encaixe a missão na borda superior do seu tapete (máximo padrão 4, ou 5 para Tatanka). Resolver missões melhora a pontuação de fim de jogo para glória.
- UPGRADE (Melhorar Item) $\upgrade$: (Benefício Gather revelado) Encaixe uma carta de item na borda direita do tapete. A habilidade ongoing (contínua) é ativada permanentemente, ignorando o benefício instantâneo. Máximo padrão 4.
- MELD (Fundir Meteorito) $\meld$: (Benefício Gather revelado) Encaixe uma carta de meteorito na borda inferior do tapete. Imediatamente ganhe os bônus de fusão de todos os meteoritos fundidos (máximo padrão 4).
- BOAST (Ostentar) $\glorytoken$: (Benefício Gather revelado) Coloque 1 de suas 4 fichas de glória em uma categoria do Basecamp que você atingiu ou excedeu.
- Categorias de Glória: Resolver 4 missões, fundir 4 meteoritos, melhorar 4 itens, vencer a corrupção da localização 20, ter $\ge 7$ fichas de corrupção (não inclui a de 20), ter $\ge 8$ cartas sob seu controle, ou ter $\ge 7$ trabalhadores OU $\ge 5$ fichas de mapa (categoria única).
Ações e Movimento da Automa (Mechs)
- Movimento Fixo: O Mech Norte move-se sempre para o leste (circulando pela região Norte). O Mech Central move-se sempre para o oeste (circulando pela região Central). Mechs da Automa ignoram a localização do jogador humano.
- Sweep (Varrer): Se o ícone $\sweep$ estiver presente, varra todas as cartas viradas para cima adjacentes ao mech para a pilha de varredura.
- Target (Alvo): Se a Automa tiver a glória $\glorytoken$ necessária. Verifica as próximas 0-3 localizações.
- Alvo $\maptoken$: Corresponde a uma localização com ficha de mapa. Ação: EXPLORE (Automa ganha mapa, vira peça e coloca corrupção).
- Alvo $\vanquishglorytoken$: Corresponde à localização com o token $\vanquishglorytoken$ e nenhuma outra corrupção. Ação: VANQUISH THE 20 TOKEN (Automa ganha o token).
- Alvo $\corruptiontoken$: Corresponde a uma localização com $\ge 1$ corrupção (ignorando a ficha de valor 20). Ação: VANQUISH (Automa ganha fichas do topo para baixo até o número indicado pelo multiplicador x1, x2 ou x3 na carta).
- Movimento por Distância: Se a Automa não tiver glória suficiente OU não houver alvo correspondente nas 0-3 localizações, o mech move-se o número de localizações indicado pelo ícone de distância.
Fim da Rodada
Ao final do seu turno, o jogador seguinte inicia o turno.
Fim da Partida
- Acionamento do Fim do Jogo: O jogo termina após o turno em que a Automa coloca sua 8ª ficha de glória no Basecamp. (No jogo padrão, o fim é acionado na 4ª glória).
- Turno Final: Após o acionamento do final do jogo, todos os jogadores, incluindo o que acionou, tem direito a uma rodada final.
Pontuação
O jogador mais rico (com mais moedas) vence.
Pontuação do Jogador Humano:
- MOEDAS: O valor total de todas as moedas ganhas durante o jogo.
- FICHAS DE GLÓRIA ($\glorytoken$): Cada ficha de glória colocada no Basecamp pontua com base na quantidade de missões resolvidas: $5/$6/$8/$10 para 0/1/2/3+ missões resolvidas (Ex: se resolveu 2 missões, cada glória vale $8).
- ITENS MELHORADOS (Upgrade): Cada item melhorado pontua o valor em moedas impresso no canto inferior direito da carta.
- CORRUPÇÃO: Cada ficha de corrupção que você ganhou (incluindo a de valor 20) vale $2.
Pontuação da Automa:
A Automa pontua moedas por seus tokens acumulados (Glória, Corrupção e Mapa). O valor em moedas para cada tipo de token é especificado no Cartão de Progresso (dificuldade) escolhido.
Desempate:
Se você e a Automa empatarem em moedas, a Automa vence.