Pedro Bot
Versão digital - Modo solo do jogo Caylus 1303
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RODADAS

Em Caylus 1303 uma partida possui 9 rodadas, dividas em 4 fases:

Pedro Bot vai sortear as peças do jogo solo
Uma carta é revelada e Anne coloca um trabalhador na construção indicada, seguindo a prioridade dos itens mostrados na carta.
Anne nunca coloca um trabalhador em uma constração a mais de 3 espaços do capataz.
Se abrir a carta de entrega, Anne coloca um trabalhador na fila de entrega.
Regras Gerais
Colocar 1 trabalhador em uma construção na estrada, que não esteja ocupada por outro trabalhador e que não seja nem monumento nem residência. Se outro jogador for o dono da construção ele ganha 1 ponto de prestígio.
OU
Colocar 1 trabalhador no primeiro espaço disponível no canteiro de obras
OU
Passar a vez, colocando a sua casa da Guilda no primeiro espaço disponível da ponte. Se você for o primeiro a passar, pega a peça de primeiro jogador.
Quando todos os jogadores passarem termina a fase de planejamento.
Fechar
Se Anne escolheu o benefício, ela ganha pontos a partir da rodada 4:
Se Anne escolheu a ação do Advogado, ela decide colocar uma casa na construção mais próxima do portão da cidade (ela coloca no máximo 3 casas com o advogado durante a partida)
Anne coloca a peça da respectiva pilha, recebe os pontos e coloca no primeiro espaço disponível com uma casa. Anne vai construir no máximo 3 construções de pedra e 3 de madeira
Anne move o capataz até 2 espaços na direção do prédio mais distante ocupado por ela.
Na sua vez, Anne move o capataz até 3 espaços.
Regras Gerais
Começando pelo portão da cidade, as construções são ativadas até o local da peça do capataz e o trabalhador é devolvido ao acampamento geral. Trabalhadores em construções após o capataz não realizam as ações e são enviados para o acampamento
Efeitos das construções
Feira: Pagur 1 madeira para receber imediatamente 1 benefício.
Advogado: Pague 1 tecido e coloque uma das suas casa em uma das construções iniciais do taubleiro. (Na fase da administração ela será transformada em residência)
Carpintaria: Pague os recursos para colocar uma construção de madeira no primeiro espaço vazio da estrada e coloque uma casa sua.
Tributo: Mova o capataz de 0 a 2 passos para frente ou para trás.
Guildas: Devolva de 1 a 3 trabalhadores para mover o capataz na mesma quantidade.
Construções na estrada: Fornecem recursos, trabalhadores, benefício, ouro, pontos a ativam construções.
Fechar
Se Anne tem um trabalhador na fila de entrega, ele faz entrega(s) de acordo com a tabela abaixo e também pode receber o benefício caso tenha feito mais entregas:
Regras Gerais
Para entregar fardos, o jogador deve entregar trê recursos diferentes, sendo uma comida. A cada fardo entregue, o jogador marca 5 pontos.
Quem entregar mais fardos pode pegar um personagem de outro jogador OU aplicar o efeito de uma das construções do canteiro de obras (de acordo com a rodada) e pegar um personagem disponível no tabuleiro.
Fechar
Durante as rodadas 7 a 9, Anne construirá um monumento por rodada na construção mais próximo ao portão da cidade, ganhando os pontos.
Regras Gerais
Siga as orientações do tabuleiro, na ordem apresentada: Vire as residências, jogadores podem construir monumentos, faça o recrutamento, coloque o capataz antes da última construção do tabuleiro e mova o marcador de rodadas
(No final do jogo troque seus ouros por dois pontos)
Fechar
Clique na carta para revelar a próxima
Se não puder posicionar o Trabalhador, sorteie novamente
Critérios de desempate para escolher a ação:
1° - Mais retorno pelo menor custo
2° - Mais próximo do portão da cidade.
Clique para marcar as construções de Anne (max. 3 de cada):
Entregas
Pontuação
vs
Personagens
Anne conta com os seguintes ajudantes, seguindo as regras normais:
-o madrugador,
-a artífice,
-o administrador,
-o ladrão,
-a arquiteta,
-o mestre de obras e
-o oficial de justiça.


A Ourives só passa a dar efeito, quando existe pelo menos uma construção que fornece ouro na trilha.

Ajudantes sem efeito para Anne: O trabalhador noturno, O ajudante,O entregador, O operário
REGRAS GERAIS
O MADRUGADOR: Gaste um trabalhador para colocar um trabalhador antes do primeiro jogador, mesmo sendo você.
FASE: Planejamento
O TRABALHADOR NOTURNO: Permite continuar alocando trabalhadores após os jogadores terem passado sem custo adicional
FASE: Planejamento
A ARTÍFICE: Pode colocar1 trabalhador em um espaço ocupado por outro jogador. O outro jogador ativa o efeito primeiro.
FASE: Planejamento
O LADRÃO: Dono da construção não recebe pontos quando você aloca seu trabalhador.
FASE: Planejamento
O ADMINISTRADOR: Passa a receber dois pontos quando outro jogador coloca um trabalhador na sua construção.
FASE: Planejamento
O OFICIAL DE JUSTIÇA: MOve o capataz um passo após todos terem movido.
FASE: Ativação
A ARQUITETA: Um ponto a mais ao construir.
FASE: Ativação
O ENTREGADOR: Faz entregas sem alocar um tabalhador no canteiro ou faz mais entregas ao final da fase se tiver alocado um trabalhador no canteiro.
FASE: Entregas
O AJUDANTE: Pode fazer entregas sem limite de recursos
FASE: Entregas
O MESTRE DE OBRAS: Ganhe 1 ponto adicional por fardo entregue
FASE: Entregas
A OURIVES: Uma vez por turno, ao entregar um fardo com ouoro ganhe 5 pontos adicionais
FASE: Entregas
O OPERÁRIO: Um trabalhador a mais durante o recrutamento
FASE: Administração
Fechar
Ludopedia
Dados da partida
Ajuste os pontos e marque o vencedor:
Você:         pts
Pedro Bot: pts
min.
      


Caylus não apresenta regra oficial para jogo solo, as regras descritas aqui foram desenvolvidas pelo usário dusk2dawn do bgg e podem ser acessadas a partir desse link: Anne Automa.
A arte das cartas é do usuário MulDR e pode ser baixado para impressão aqui: cartas

*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo Caylus 1303