Pedro Bot
Versão digital - Autômato Anachrony
Anacrhony é jogado durante 7 Eras ou até que todas as ações principais estejam bloqueadas após o IMPACTO.
Serão 6 fases em cada Era, clique nos ícones abaixo para um resumo das regras.
FASES DO JOGO
(clique para expandir)
FASE DE PREPARAÇÃO
Descarte e reabasteça os Trabalhadores
Descarte e reabasteça os Recursos
Abra o Superprojeto da próxima Era
Abra novas construções
Modo solo: Não há alterações nessa fase.
FASE DE PARADOXO
Somente jogadores com fichas de distorção participam;
Para cada era passada: Jogador com mais distorção (ou empatados) joga o dado e recebe (ou não) fichas de paradoxo
Assim que jogador atinge a 3ª ficha, ele gera uma Anomalia:
- Sai da fase (não rola mais o dado nessa rodada);
- Devolve as 3 fichas de paradoxos;
- Constrói anomalia em uma posição mais à esquerda disponível (se lotado: coloca sobre outro tile).
- Anomalia permite remover 1x ficha de distorção (no final da fase, após paradoxo de todos), requer recursos e águas para ser removida e o trabalhador morre.
Modo solo: Regras do jogo normal, para o Bot também joga o dado e obtém fichas de paradoxo.
O bot recebe no máximo três construções de Anomalias.
FASE DE ENERGIZAR
Coloca até 6* exoesqueletos no seu tabuleiro: 3 sem custo e 3 pagando ficha de energia.
(*Após o impacto 2 hexágonos recebem a ficha de indisponível)
Espaços restantes rendem 1 água.
Modo solo: Regras do jogo normal, o bot energiza 6 ou 4(após impacto) exoesqueletos.
FASE DE DISTORÇÃO

[0-2]
Jogadores escolhem secretamente de 0-2 fichas de distorção, revelam simultaneamente, colocam na peça na Era e pegam o recurso respectivo:
- Recursos da reserva geral;
- Trabalhadores requerem 1 água, vem da reserva geral e ficam ativos;
- Exoesqueleto é colocado em um espaço do seu tabuleiro (mesmo com ficha indisponível após o impacto)
USINAS DE ENERGIA: VIAGEM NO TEMPO E FOCO
1 – Mover marcador de foco de zero até o alcance da usina
2 – Pague o recurso e pegue a distorção (trabalhado-res ativos e exoesqueletos energizados, final do jogo: cada distorção = -2)
3 – Somente se moveu o foco e removeu recurso, pode andar uma posição na pontuação de viajem no tempo.
Modo solo: Regras do jogo normal, Bot deve usar o dado de paradoxo para colocar de [0-2] fichas de distorção na era atual, respeitando a ordem do turno.
FASE DE AÇÕES
PASSAR: A fase de ações é alternada entre os jogadores, que poderão executar ações com os exoesqueletos no tabuleiro central, com trabalhadores no seu tabuleiro e construções, além das ações livres. Quando um jogador decidir (ou não tiver mais ações disponíveis) ele passa e quando todos os jogadores tiverem passado se encerra a fase de Ações.
Modo solo: Chronobot só passa após você ter passado e se ele já utilizou pelo menos 3 exoesqueletos ou se não possui mais exoesqueletos (somente nesse caso ele faz uma viagem no tempo e passa).
RECRUTAR: Trabalhadores vão para área ativa e recebe o bônus
Gênio é curinga (para ser alocado e retornado seguindo a regra de qualquer trabalhador, só não subistitiu o pagamento de viagem no tempo ou custo de superconstrução) e recebe um dos três bônus a escolha
Cientista não pode recrutar e engenheiro não recruta gênio.
Modo solo: Bot não usa trabalhadores nas ações, mas recruta o trabalhador disponível e a cada 4 trabalhadores diferentes, troca por 5 pontos. (Prioridade: Trabalhador que possuir menos e na ordem inversa do tabuleiro)
MINERAR: Recurso à direta do Hexágono + esquerda a sua escolha.
Engenheiro se mantém motivado.
Modo solo: Bot não usa recursos nas ações, mas obtém o recurso disponível e a cada 4 recursos diferentes, troca por 5 pontos. (Prioridade: Neutrônio (roxo) > Urânio (verde) > Ouro (amarelo) > Titânio (preto))
CONSTRUIR: Pagar os custos do espaço mais a esquerda do tabuleiro do jogador e colocar a construção. Se pegou da primeira pilha, abrir uma nova construção, sempre deverá ter duas opções de construções abertas.
Administrador não pode construir e Engenheiro desconta 1 Titânio.
Modo solo: Bot não gasta recursos, obtem a construção informada com a maior pontuação, em caso de empate ele pega a da pilha secundária. Bot só pode manter 3 construções de cada tipo, assim como o jogo normal.
ENERGIA: Volta marcador de foco no tempo para pagar recursos (ou construir superconstruções).
FÁBRICA: Recursos ou Energia
SUPORTE VITAL: Recebe água
LABORATÓRIOS: Diversos
SUPERPROJETO: Onde está o seu foco, paga o custo da peça (ignorar tabuleiro jogador) e as fichas de descobertas (se precisar pagar com trabalhador pode ser exaurido ou ativo, exceto em ação), também deve ser construído no espaço mais à esquerda .
Administrador não pode construir e Engenheiro desconta 1 Titânio.
Modo solo: Bot só executa a ação se tiver pelo menos uma ficha de pesquisa, ele gasta a ficha e obtém o superprojeto com maior pontuação até a era atual.
PESQUISAR: Trava um dado e rola o outro. Se não tiver a ficha disponível rola novamente um dado a sua escolha.
Somente cientista pode pesquisar.
Modo solo: Bot recebe uma ficha de pesquisa aleatória.
CONSELHO MUNDIAL: Só pode copiar ações que não estejam mais disponíveis, espaço de 2 águas garante primeiro jogador.
Trabalhadores seguem as regras do local copiado.
Modo solo: Pode ser usado pelo Bot para cumprir uma ação que não esteja disponível. Se não houver espaços para a ação do Bot, nem no conselho mundial, ele não faz a ação mas recebe 1 ponto.
PURIFICAR ÁGUA: Fornece 3 águas.
Cientistas recebem uma água a mais
Modo solo: Bot não usa usa essa ação.
NEGOCIAR: Permite as trocas descritas;
Administradores fazem uma troca a mais
Modo solo: Bot não usa essa ação.
SUPRIR TRABALHADORES: Requer um trabalhador, pague a água, mova todos os trabalhadores da coluna exaurida para a coluna ativa e mova o marcador de moral para direita;
Administrador se mantem motivado
Modo solo: Bot não usa essa ação.
FORÇAR TRABALHADORES: Não requer trabalhador, coloque o marcador de caminho, mova todos os trabalhadores da coluna exaurida para a coluna ativa e mova o marcador de moral para esquerda.
Ação Livre.
Modo solo: Bot não usa essa ação.
EVACUAR: Disponível após o IMPACTO. Se cumpriu a missão descrita no seu tabuleiro de caminho, qualquer trabalhador pode fazer a ação de evacuar. Receba os pontos e mantenha os recursos usados na pontuação.
Modo solo: Bot não usa essa ação.
Modo solo: Bot recebe um ponto se: Não for possível alocar o exoesqueleto ou se alocado e não foi possível executar a ação.
FASE DE LIMPEZA
Trazer os trabalhadores de volta exauridos, exceto se marcados como ativos e remova todos os marcadores de foco (ações livres);
Verifica se chegou na fase do IMPACTO:
- Abrir ação de Evacuação, virando a peça do tabuleiro
- Colocar as peças de capital desmoronando nas ações do tabuleiro
- Bloquear espaços de Exoesqueletos no tabuleiro do jogador
- Quando reabastecer os recursos, o primeiro sempre será um Neurônio.
- Verificar final do jogo: Todas as ações da capital foram bloqueadas ou final da 7ª era.
- Próxima era:
- Remova exoesqueletos não usados
- Mova todos os marcadores de foco dos jogadores para a próxima era;
Modo solo: Regras do jogo normal.
Chronobot 2
Seu adversário será um dos dois oponentes de jogo solo criados por Dávid Turczi para o Anachrony.
Jogável apenas com o jogo base
Autômato offline: se desejar, coloque seu celular em modo-avião.
APÊNDICE
Compartilhe

na mesa
EDIFÍCIOS
clique
USINAS
101
Qualquer Trabalhador: Posicione o Foco na Ficha de Linha do Tempo anterior.
FÁBRICAS
201
Qualquer Trabalhador (mantenha Motivado): Receba 2 T.
SUPORTE VITAL
301
Ação Livre: Receba 1 A. Quando você construir este edifício, receba imediatamente 3 A.
LABORATÓRIOS
401
Passiva: O alcance das suas Usinas Elétricas é ampliado em 1.
SUPERPROJETOS
clique
Arquivo das Eras
-PASSIVA-
Cada avanço que você realizou na trilha de Viagem no Tempo vale +1 PV ao final do jogo.
Camaleão Quântico
-GÊNIO-
Escolha e realize uma Ação de Trabalhador de qualquer Superprojeto ou edifício construído por qualquer jogador. O custo da Ação deve ser pago de acordo, e as regras de retirar Trabalhadores da Ação também se aplicam ao seu Trabalhador.
Campo de Antigravidade
-PASSIVA-
Reduza o custo total de cada uma de suas Ações de Construir em um T, U ou O (de sua escolha)
Centro de Pesquisa de Neutrônio
-Imediatamente quando construído-
Você pode realizar duas Ações padrões de Pesquisar.
Colisor de Partículas
-Ação Livre-
Troque quaisquer 2 T/U/O por 1 N, ou 1 N por quaisquer 2 T/U/O.
Conversor de Matéria Escura
-Ação Livre + perca 1 Trabalhador-
Receba 1 Gênio, 1 Neutrônio ou 1 Núcleo Energético.
Endorfinas Sintéticas
-Passiva-
Você não recebe os PVs negativos por Moral baixa no final do jogo. Você não perde Trabalhadores ao usar a Ação de Forçar os Trabalhadores quando estiver no nível mais baixo da trilha de Moral.
Estabilizador da Continuidade
-Imediatamente quando construído-
Devolva até três de suas Fichas de Distorção de até três Fichas de Linha do Tempo para sua reserva. Não avance na trilha de Viagem no Tempo.
Exorastejador
-Ação Livre-
Você pode alocar um de seus Trabalhadores com um Exoesqueleto energizado em um espaço Hexagonal ou espaço de depósito Hexagonal do Tabuleiro Central, e realizar uma Ação lá.
NOTA: Com o Exorastejador, você pode essencialmente realizar 2 Ações no mesmo turno, com pelo menos uma delas sendo uma Ação do Tabuleiro Central.
Furadeira Tectônica
-Passiva-
Quando você realizar a Ação de Minerar Recursos, você pode pegar um T, U ou O adicional da reserva.
Grande Reservatório
-Passiva-
O custo total em A das suas Ações é reduzido em 1 em cada um de seus turnos de Ações.
NOTA: Esta habilidade não funciona nas Trocas com os Nômades e habilidades fora da Fase de Ações.
Módulos de Resgate
-Passiva-
Sua Condição de Evacuação básica é considerada como cumprida, independente de seu progresso.
NOTA: Após construir os Módulos de Resgate, você está qualificado para utilizar a Ação de Evacuar. Ao realizá- la, você também recebe os pontos pela Condição de Evacuação básica como se você tivesse cumprido com ela.
Núcleos de Urânio
-Ação Livre-
Receba um Exoesqueleto energizado.
O Plano Definitivo
-Passiva-
Cada Superprojeto que você construir (incluindo O Plano Definitivo) vale +3 PVs ao final do jogo.
Regulador do Interior
-Qualquer Trabalhador, pague 2 A-
Você pode realizar uma Ação padrão de Recrutar, Pesquisar ou Construir
NOTA: As restrições de Trabalhadores e Bônus da respectiva Ação ainda se aplicam. Por exemplo, você ainda recebe 1 T de desconto ao escolher Construir com um Engenheiro, e você não pode escolher Pesquisar com um Administrador.
Sociedade do Bem-Estar
-Administrador, pague 1 A-
Avance 1 nível na trilha de Moral.
Tonel de Clonagem
-Qualquer Trabalhador-
Receba na coluna Exaurida um Trabalhador do mesmo tipo do Trabalhador alocado.
Turismo Temporal
-Ação Livre-
Posicione o Foco em uma Ficha de Linha do Tempo até 3 Eras antes da ficha da Era atual.
LÍEDERES
clique

Patriarca Haulani
Carisma Inspirador (Ação Livre): Ele pode alocar um de seus Trabalhadores Ativos em um espaço de Trabalhador de seu Tabuleiro de Jogador, e realizar uma Ação lá.

Matriarca Zaida
Graça Salvadora: Durante a Fase de Limpeza, ela pode pagar 2 Águas para recrutar um Trabalhador da reserva. Essa habilidade é limitada aos tipos de trabalhador presentes na Carta de Recrutamento comprada durante a Fase de Preparação da mesma Era. Ela não recebe o bônus de Recrutamento associado a esse Trabalhador.

Capitão Wolfe
Hidronúcleos: Durante a Fase de Energizar, ele pode trocar 1 Núcleo Energético por 2 Águas, ou 2 Águas por 1 Núcleo Energético quantas vezes desejar.

Caçadora de Tesouros Samira
Caça ao Tesouro: Durante a Fase de Limpeza, ela recebe 1 T/U/O da reserva, escolhido aleatoriamente. Então ela pode pagar 2 Águas para ganhar 1 T/U/O adicional da escolha dela.

Patrono Valerian
Neuroaprimoramento: Todos os Cientistas dele funcionam como Gênios para todos os propósitos de alocação e retirada.

Bibliotecária Cornella
Pesquisa Focada: Durante a Fase de Limpeza, ela pode pagar 3 Águas para realizar uma Ação de Pesquisar.

Pastor Caratacus
Interferir no Tempo (Ação Livre): Escolha um: receba 2 Águas e um Paradoxo, OU pague 2 Águas e devolva 1 Paradoxo do seu Tabuleiro de Jogador para a reserva.

Sumo Andarilha do Sol Amena
Exoesqueletos Endurecidos: Quando resolver o Impacto, não cubra nenhum dos seus espaços de Exoesqueleto com Fichas de Hexágono Indisponível.
FIM DO JOGO
O jogo se encerra ao final da fase 6 se todos os espaços estiverem bloqueados após o impacto ou ao final da sétima rodada.
Antes de pontuar, o jogador pode remover as suas fichas de distorção sem viajar no tempo, apenas devolvendo o respectivo recurso.
Pontuação: Edifícios, Superprotejos, Anomalias (-), Viajem no tempo, Moral, 1 PV para cada descoberta + 2 Pvs por conjunto de 3 formas diferentes, Pontos recebidos durante a partida, Perca 2 pontos por distorção e Cinco cartas de final de jogo
Modo solo: Não são utilizadas as cartas de pontuação de final de jogo e o Bot não perde pontuação pelas fichas de distorção presente nas eras.
Ludopedia
Dados da partida
Ajuste os pontos e marque o vencedor:
Você:         pts
Pedro Bot: pts
min.
      


*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual do jogo Anachrony