Pedro Bot
Versão digital - Autômato - Expeditions
AUTÔMATO
Mech-aela
Uma Mech Automa
A autômata desse jogo foi criado pela Automa Factory, com 5 níveis de dificuldade. Pedro Bot a chamou de Mech-aela para nos ajudar a jogar esse solo com as regra oficiais.
Autômato offline: se desejar, coloque seu celular em modo-avião.
PODCAST
🎙️ Podcast - Expeditions

Neste episódio, você vai saber mais sobre a modalidade solo oficial.

MODO SOLO (clique aqui)

Expeditions: Regras Solo (Automa)

Expeditions é um jogo competitivo, acionado por cartas, de exploração e construção de motor (engine-building). O modo solo utiliza um sistema de oponente artificial chamado Automa. A Automa é tratada como uma jogadora em todos os aspectos, exceto aqueles explicitamente simplificados por suas regras próprias. O objetivo é acumular glória e riquezas para completar a expedição mais lucrativa, sendo o jogador mais rico (com mais moedas) o vencedor.


Preparação

Geral (Componentes Compartilhados e Iniciais)

A preparação geral segue as regras de um jogo de 2 jogadores, pulando a configuração de componentes individuais para a Automa.

  • Tabuleiro e Mechs: Coloque o tabuleiro Basecamp na mesa e posicione os mechs ao lado.
  • Localizações: Separe as 20 peças de localização hexagonais em Sul (6), Central (7) e Norte (7).
    • As 6 localizações da região Sul são embaralhadas e colocadas viradas para cima.
    • As 7 localizações Central e 7 Norte são embaralhadas e colocadas viradas para baixo.
  • Fichas de Mapa: Coloque 1 ficha de mapa ($\maptoken$) em cada localização virada para baixo (Central e Norte).
  • Baralho de Cartas: Embaralhe as cartas de meteorito, item e missão em um único baralho. Coloque 5 cartas viradas para cima nos espaços marcados do Basecamp e o baralho virado para baixo ao lado.
  • Suprimentos Gerais: Coloque moedas (80), fichas de trabalhadores (meeples de 5 cores: roxo, verde, vermelho, amarelo e azul), e fichas de mapa extras em um suprimento geral.
  • Saco de Corrupção: Encha o saco com todas as 37 fichas de corrupção, exceto a ficha de valor 20. A ficha de valor 20 é colocada apenas quando a Localização 20 for revelada.

Jogador (Componentes Individuais)

O jogador humano recebe os seguintes componentes:

  • Mech e Tapete: Ganhe aleatoriamente um tapete de mech e a miniatura correspondente. Escolha uma base (cor do jogador) e anexe-a ao mech. (Ex: O Marsh Strider tem alcance de Movimento 1–4, em vez do padrão 1–3).
  • Cartas Iniciais: Ganhe uma carta de Personagem e sua carta de Companheiro correspondente. Coloque-as na sua mão, viradas para cima, à esquerda do seu tapete.
  • Fichas no Tapete:
    • 4 fichas de glória (estrelas) da sua cor.
    • A ficha de ação da sua cor no espaço Refresh (Atualizar).
    • Uma ficha de poder ($\power$) e uma de astúcia ($\guile$) no espaço 0 da trilha.
  • Auxílios ao Jogador: Ganhe 2 auxílios ao jogador, um de cada tipo.

Automa (Configuração Solo)

  • Mechs da Automa: Coloque 1 mech na localização mais a oeste da região Norte (Mech Norte) e 1 mech na localização mais a leste da região Central (Mech Central).
  • Dificuldade: Escolha um Cartão de Progresso (dificuldade). O Nível 2 é sugerido para a primeira jogada.
  • Token de Progresso: Coloque um token de ação não utilizado no espaço "Start" da trilha de progresso no cartão de dificuldade.
  • Cartas de Decisão: Embaralhe as cartas de decisão (14 no total), separe 2 cartas sem olhar e coloque o restante virado para baixo como o baralho de decisão.
  • Glória da Automa: Coloque o Cartão de Glória ao lado. Coloque 8 fichas de glória (usando duas cores diferentes) nos espaços 1-8. A Automa usa 8 tokens, não 4.
  • Primeiro Jogador: Determine quem começa aleatoriamente.

Fases ou Turnos

Os turnos se alternam entre o jogador humano e a Automa.

Turno do Jogador

O turno começa com o deslocamento da ficha de ação:

  • Turno Inicial/Pós-Refresh (Setas Vermelhas): Se a ficha de ação estiver no espaço Refresh, desloque-a para o espaço em branco. Execute as três ações (Move, Play, Gather) em qualquer ordem.
  • Turno Padrão: Desloque a ficha para cobrir Move, Play, ou Gather. Execute as duas ações expostas no retângulo em qualquer ordem.

Turno da Automa

A Automa executa 5 etapas:

  1. Verificar Baralho: Se o baralho de decisão estiver vazio, reembaralhe todas as cartas (incluindo as 2 separadas) para formar um novo baralho. Separe as 2 cartas do topo novamente.
  2. Comprar Carta: Compre a carta do topo do baralho de decisão.
  3. Avançar Token de Progresso: Se o ícone de avanço ($\progress$) estiver presente na carta, avance o token 1 espaço. Se o token atingir um espaço com $\glorytoken$, pegue a próxima ficha de glória (em ordem ascendente, 1-8) do Cartão de Glória da Automa e coloque-a no canto superior esquerdo do Basecamp.
  4. Ações do Mech Norte: Resolva as ações para o North Mech.
  5. Ações do Mech Central: Resolva as ações para o Central Mech.

Ações

Ações do Jogador Humano

  • MOVE (Mover): Mova seu mech para outra localização desocupada dentro do alcance (padrão 1–3 localizações, a menos que seu mech seja o Marsh Strider).
    • Se mover para uma localização virada para baixo, o movimento termina, o jogador ganha a ficha de mapa ($\maptoken$), vira a peça para cima e coloca fichas de corrupção do saco até que a soma seja maior ou igual ao nível de corrupção da localização.
    • Exceção: Ao revelar a Localização 20, coloque a ficha de corrupção de valor 20 em vez de usar o saco.
  • PLAY (Jogar): Jogue 1 carta da sua mão para sua fila ativa (à direita do seu tapete).
    • Ganhe o valor central (poder $\power$ e/ou astúcia $\guile$, no canto superior esquerdo da carta). Você não pode ter mais de 10 $\power$ ou 10 $\guile$.
    • Opcionalmente, coloque um trabalhador disponível do tipo exigido na carta para ativar sua habilidade especial. Cada carta pode ter no máximo 1 trabalhador.
  • GATHER (Coletar): Ganhe os benefícios expostos na localização. Se houver um símbolo "/" (“ou”), escolha apenas os benefícios de um lado.
    • Se ganhar uma carta virada para cima, substitua-a imediatamente com o topo do baralho.
    • Ganhos de cartas são colocados na direita da fila ativa.
  • REFRESH (Atualizar): Retorne todos os trabalhadores colocados nas cartas ativas para o seu tapete e retorne todas as cartas ativas para a sua mão.

Objetivos (Ações Especiais para Glória)

Essas ações são acionadas por habilidades de cartas (Play) ou benefícios de localização (Gather).

  • VANQUISH (Vencer Corrupção): Pague o custo da corrupção no topo da pilha na sua localização ($\power$ para laranja, $\guile$ para turquesa). Ganhe o token. Repita se puder pagar.
    • A corrupção de Valor 20 custa 10 $\power$ e 10 $\guile$.
    • Remover a corrupção final revela um benefício de Gather: Upgrade, Meld, ou Boast.
  • SOLVE (Resolver Missão) $\solve$: Seu mech deve estar na localização correspondente à missão. Pague o custo, ganhe o benefício e encaixe a missão na borda superior do seu tapete (máximo padrão 4, ou 5 para Tatanka). Resolver missões melhora a pontuação de fim de jogo para glória.
  • UPGRADE (Melhorar Item) $\upgrade$: (Benefício Gather revelado) Encaixe uma carta de item na borda direita do tapete. A habilidade ongoing (contínua) é ativada permanentemente, ignorando o benefício instantâneo. Máximo padrão 4.
  • MELD (Fundir Meteorito) $\meld$: (Benefício Gather revelado) Encaixe uma carta de meteorito na borda inferior do tapete. Imediatamente ganhe os bônus de fusão de todos os meteoritos fundidos (máximo padrão 4).
  • BOAST (Ostentar) $\glorytoken$: (Benefício Gather revelado) Coloque 1 de suas 4 fichas de glória em uma categoria do Basecamp que você atingiu ou excedeu.
  • Categorias de Glória: Resolver 4 missões, fundir 4 meteoritos, melhorar 4 itens, vencer a corrupção da localização 20, ter $\ge 7$ fichas de corrupção (não inclui a de 20), ter $\ge 8$ cartas sob seu controle, ou ter $\ge 7$ trabalhadores OU $\ge 5$ fichas de mapa (categoria única).

Ações e Movimento da Automa (Mechs)

  • Movimento Fixo: O Mech Norte move-se sempre para o leste (circulando pela região Norte). O Mech Central move-se sempre para o oeste (circulando pela região Central). Mechs da Automa ignoram a localização do jogador humano.
  • Sweep (Varrer): Se o ícone $\sweep$ estiver presente, varra todas as cartas viradas para cima adjacentes ao mech para a pilha de varredura.
  • Target (Alvo): Se a Automa tiver a glória $\glorytoken$ necessária. Verifica as próximas 0-3 localizações.
    • Alvo $\maptoken$: Corresponde a uma localização com ficha de mapa. Ação: EXPLORE (Automa ganha mapa, vira peça e coloca corrupção).
    • Alvo $\vanquishglorytoken$: Corresponde à localização com o token $\vanquishglorytoken$ e nenhuma outra corrupção. Ação: VANQUISH THE 20 TOKEN (Automa ganha o token).
    • Alvo $\corruptiontoken$: Corresponde a uma localização com $\ge 1$ corrupção (ignorando a ficha de valor 20). Ação: VANQUISH (Automa ganha fichas do topo para baixo até o número indicado pelo multiplicador x1, x2 ou x3 na carta).
  • Movimento por Distância: Se a Automa não tiver glória suficiente OU não houver alvo correspondente nas 0-3 localizações, o mech move-se o número de localizações indicado pelo ícone de distância.

Fim da Rodada

Ao final do seu turno, o jogador seguinte inicia o turno.


Fim da Partida

  • Acionamento do Fim do Jogo: O jogo termina após o turno em que a Automa coloca sua 8ª ficha de glória no Basecamp. (No jogo padrão, o fim é acionado na 4ª glória).
  • Turno Final: Após o acionamento do final do jogo, todos os jogadores, incluindo o que acionou, tem direito a uma rodada final.

Pontuação

O jogador mais rico (com mais moedas) vence.

Pontuação do Jogador Humano:

  1. MOEDAS: O valor total de todas as moedas ganhas durante o jogo.
  2. FICHAS DE GLÓRIA ($\glorytoken$): Cada ficha de glória colocada no Basecamp pontua com base na quantidade de missões resolvidas: $5/$6/$8/$10 para 0/1/2/3+ missões resolvidas (Ex: se resolveu 2 missões, cada glória vale $8).
  3. ITENS MELHORADOS (Upgrade): Cada item melhorado pontua o valor em moedas impresso no canto inferior direito da carta.
  4. CORRUPÇÃO: Cada ficha de corrupção que você ganhou (incluindo a de valor 20) vale $2.

Pontuação da Automa:

A Automa pontua moedas por seus tokens acumulados (Glória, Corrupção e Mapa). O valor em moedas para cada tipo de token é especificado no Cartão de Progresso (dificuldade) escolhido.

Desempate:

Se você e a Automa empatarem em moedas, a Automa vence.

Veja como funciona o modo solo no Pedro Bot
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Fim da Partida

  • Acionamento do Fim do Jogo: O jogo termina após o turno em que a Automa coloca sua 8ª ficha de glória no Basecamp. (No jogo padrão, o fim é acionado na 4ª glória).
  • Turno Final: Após o acionamento do final do jogo, todos os jogadores, incluindo o que acionou, tem direito a uma rodada final.

Pontuação

O jogador mais rico (com mais moedas) vence.

Pontuação do Jogador Humano:

  1. MOEDAS: O valor total de todas as moedas ganhas durante o jogo.
  2. FICHAS DE GLÓRIA ($\glorytoken$): Cada ficha de glória colocada no Basecamp pontua com base na quantidade de missões resolvidas: $5/$6/$8/$10 para 0/1/2/3+ missões resolvidas (Ex: se resolveu 2 missões, cada glória vale $8).
  3. ITENS MELHORADOS (Upgrade): Cada item melhorado pontua o valor em moedas impresso no canto inferior direito da carta.
  4. CORRUPÇÃO: Cada ficha de corrupção que você ganhou (incluindo a de valor 20) vale $2.

Pontuação da Automa:

A Automa pontua moedas por seus tokens acumulados (Glória, Corrupção e Mapa). O valor em moedas para cada tipo de token é especificado no Cartão de Progresso (dificuldade) escolhido.

Desempate:

Se você e a Automa empatarem em moedas, a Automa vence.

Resumo em pdf
*As imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo: Expeditions.