Versão digital - Regras do modo solo do jogo Golem
*Melhor visualizado em dispositivos móveis

- - - O Grande Automa - - -

FASES DA RODADA
(clique para expandir)
1- Restaurar
Sortear as esferas da Sinagoga
Atualizar as peças de ação do Rabino
Dispensar a primeira carta da biblioteca, mover as demais e abrir uma nova carta.
2- Movimentação de Golens
Movimentar os Golens para frente de acordo com a soma da carta de personagem e o valor da sua trilha de Golens;
Se desenvolvida habilidade da perna esquerda do Golem, desconsiderar a carta de personagem
Na sessão X, perde 5 PVs para cada Golem que precisar se movimentaar e não conseguir
Ao ultrapassar as seções VIII a X, o Automa prefere pagar conhecimento ao invés de PVs
O Automa escolhe o golem segundo a prioridade abaixo os movimentos são feitos passo a passo e a cada passo é verificada novamente a prioridade
1° Golens deitados
2° Golens mais à esquerda
3° Peças de estratégia resolvem o desempate
3- Ações (Selec. Rabino ou Esfera)
AÇOES DO AUTOMA
(assim como o jogador humano, o Automa deverá executar 2 ações de esferas e 1 ação do rabino)

ABRA UMA CARTA
Se o nível de dificuldade for maior ou igual ao
número apresentado na coluna marrom, aplique o efeito
do bônus:(1-Fácil, 2-normal, 3-difícil 4-extrema)


Clique para expandir a rodada:

1ª Ação

Escolha a ação da segunda coluna da carta: Rabino ou Esferas

Ir para Rabino

Ir para Esferas

2ª Ação

1. Se já executou a ação do Rabino, use a coluna das esferas ou

2. Se a combinação das bordas das cartas formar o Rabino, faça a ação do rabino ou

3. Escolha a ação da segunda coluna da carta: Rabino ou Esferas

Ir para Rabino

Ir para Esferas

3ª Ação

Escolha a ação restante e use a respectiva coluna da carta.

Ir para Rabino

Ir para Esferas

Rabino

Faça a primeira ação da lista
(se precisar clique para ver as opções):
Mate Golens nas seções VIII-X
Automa irá escolher a ação de matar um Golem.
Sempre que matar um golem, o automa escolhe a posição mais a Esquerda no cemitério.
Sempre que matar um Golem, desça um espaço na trilha de Golens.
Use a peça de ação pelo número apresentado na carta
Se a peça estiver ocupada, escolha o próximo número da carta
O rabino só será colocado no último espaço se o automa precisar matar um Golem.

Esferas

Escolhendo uma esfera:
Siga a prioridade da coluna das esferas na carta
até que seja possível escolher uma única esfera.
Após a primeira ação, o Automa nunca seleciona duas esferas da mesma cor.
Se houver empate entre uma ação qualquer e a ação do espelho o automa sempre escolhe a outra ação
-Se houver empate, resolver a partir das peças de estratégia
-A ação de trabalho tem a prioridade, mas só é selecionada se tiver pelo menos 2 Golens nos distritos
Ajuda com a lista de opções da carta:
Se precisar, combine as linhas seguindo a ordem
apresentada na carta,até que uma única esfera
seja selecionada.
3- Ações (Executando ações)
Clique nos intens abaixo para ver os detalhes das ações executadas através do Rabino, Esferas ou Livros
Efeitos parciais podem ser aplicados, mas se o feito a ser aplicado não fornecer nenhum benefício, ele ganha 2 PVs
Após executar as ações, se todos os desenvimentos e opções de ações da cor se esgotarem, mova a peça de estratégia para a posção mais baixa
Os descontos que sobrarem das ações, devem ser adicionados à trilha de recursos do Automato.
-
Obter recursos
Os recursos obtidos são avançados na trilha de recursos do Automa
Se a posição na trilha estiver no 20, receberá em PV.
-
Desenvolvimentos
O Automato não executa nenhum desenvolvimento se estiver com seu marcador da trilha de recursos na zona vermelha.
Ao pagar os custos, ande na trilha de recurso do Automa, se estiver na posição -5, o Automa paga em PVs
Na última rodada o automa SEMPRE prioriza o desenvolvimento da peça que fornece 3 Menorás (peça de custo 8)
Vermelho ou Azul:
Automa escolhe o desenvovimento mais barato
Amarelo:
Prioriza o desenvolvimento das fichas de baixo para cima e da direita para a esquerda
A peça de melhoria é sempre colocada com a face que fornece pontos para cima
Cinza
Entre as três cores, o automato irá escolher o que apresenta mais itens no momento:
Mais Golens criados ou
Mais Artefatos construídos ou
Mais Colunas com livros
Em caso de empate usar as peças de estratégias
Se o Automa concluir todos os desenvolvimentos de uma cor, a peça de estratégia é deslocada para o final
-
Criar Golem
Automa escolhe criar o Golem com menor custo,ou seja, no distrito com menos Golens
Em caso de empate, decidir através das fichas de estratégia
Mesmo que tenha desenvolvido a perna de 3 argilas do Golem, ele NÃO se move nem ativa a peça de vizinhança correspondente.
Sempre que criar um Golem, subir dois espaços na trilha de Golens.
-
Comprar Ouro
Sempre que o Automa pega ou compra uma barra de ouro, ele coloca no espaço mais baixo do seu tabuleiro
-
Comprar Livros
O automa pode colocar até 5 livros em cada coluna, ele não está condicionado ao limite da trilha de estudos
O autmato não comprará o livro se a coluna da cor do livro já tiver 5 livros, ou ainda, se for uma carta preta e não puder mover um estudante para trás.
O Automato escolhe o livro de acordo com o número da coluna com fundo azul da última carta aberta do Automato.Se não puder pegar o livro ele verifica o próximo número da carta
Área de estudo e efeitos dos livros
O livro é posicionado na coluna com cartas de mesma cor ou na coluna mais à esquerda vazia. Os livros pretos são colocados nas colunas vazias mais à esquerda, se ão houver colunas vazias, são colocados nas colunas com mais livros.
Se precisar escolher uma ação para ser executada, o Automa escolhe os livros pretos primeiro, de cima para baixo e da esquerda para a direita
Se precisar escolher um efeito:
1- Ação de matar um golem tem prioridade se possuir Golens nas seções de VIII-X
2- Efeitos que não podem ser executas são desconsiderados
3- Desempate: usar o critério indicado na primeira seleção de esferas da carta do automato (direita ou esquerda)
-
Espelho
Paga 1 moeda e escolhe a ação de trabalho se tiver pelo menos 2 Golens nos distritos, caso contrário escolhe a ação de acordo com as peças de estratégia.
Automato não avança na trilha de estudos
-
Escolher Estudante
Se precisar escolher um estudante para andar, os estudantes mais a esquerda avançam primeiro e os mais a direita retrocedem primeiro
-
Escolher Golem
Se precisar escolher um golem para andar:
1° Golens deitados
2° Golens mais à esquerda
3° Peças de estratégia resolvem o desempate
Automa prefere mover golens para trás, execeto se tiver um golem deitado na sessão I
Para frente ou não mover: Automato só move se estiver deitado.
4- Ordem dos turnos
Nova ordem de turno é definida de acordo com a posição do jogador nas suas peças de ação do Rabino
5- Influenciar personagens
-Se atender ao requisito das cores das esferas da carta de personagem, o jogador poderá:
- Executar o bônus pagando o custo ou
- Receber o segundo bônus da carta.
O Automato não executa o bônus se estiver com seu marcador da trilha de recursos na zona vermelha.
6- Renda e desenvolvimento
Renda
Da posição dos 3 estudantes nas ruas
Dos Artefatos concluídos
Da posição do seu marcador na trilha de estudos
Da posição do seu marcador na trilha de Golens
Desenvolvimento
O Automato não executa o desenvolvimento se estiver com seu marcador da trilha de recursos na zona vermelha.
ESCOLHENDO DESENVOLVIMENTOS
Entre as três cores, o automato irá escolher o que apresenta mais itens no momento:
Mais Golens criados ou
Mais Artefatos construídos ou
Mais Colunas com livros
Em caso de empate usar as peças de estratégias
Se o Automa concluir todos os desenvolvimentos de uma cor, a peça de estratégia é deslocada para o final
7- Controle dos Golens
Pagar em conhecimento a distância entre cada Golem e o Estudante.
Caso tenha construído a melhoria que representa a cabeça do Golem, paga no máximo 2 conhecimentos por cada Golem.
Caso não tenha Conhecimentos suficientes para controlar todos os seus Golens, gaste todos os seus Conhecimentos e perca 5 PV para cada Golem que não puder controlar por completo.

Pontuação final:

A pontuação final é realizada como costume e as cartas de objetivo do automa são pontuadas pela quantidade, seguindo a tabela abaixo:

Nível de Dificuldade Ponto para cada carta de objetivo
1 1
2 3
3 5
4 7

Ludopedia
Dados da partida
Ajuste os pontos e marque o vencedor:
Você:         pts
Pedro Bot: pts
min.
      


*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo Golem