Pedro Bot
Versão digital - Modo solo do jogo Sabika
Sabika é jogado em 5 rodadas, controladas pelo Marcador de Narrador e cada rodada consiste em 2 fases: das ações e do final da rodada.
Na fase de Ação, os jogadores, em sentido horário, escolhem um trabalhador ativo (em pé) e decide se ele irá trabalhar ou descansar, até que todos os trabalhadores sejam deitados, ficando inativos, dando início a fase de final da rodada.
Após a fase de ação da 5° rodada a fase final do jogo substitui a fase final da rodada.
Clique nos botões abaixo para mais detalhes das ações.
AÇÕES
Jogador escolhe trabalhar na fase de ação
Regras solo:
Mova e deite o trabalhador de YUSUF para o local indicado na carta e siga as indicações da carta.
Mestre de obras: mova o que estiver mais perto do local informado na carta, caso já tenha um mestre de obras no destino, ignore a carta e abra outra.
YUSUF não gerencia recursos portanto movimentos e ações não tem custo para ele.
Regras gerais:
Mova o trabalhador 1 ou 2 espaços em sentido horário gratuitamente, ou pague 1 Dinar para cada passo extra.
Dois mestres de obras do mesmo jogador não podem ocupar o mesmo espaço.
Pague 1 Dinar para cada trabalhador de outro jogador (ou do Sultão) no espaço que você parou.
Deite o Trabalhador, devendo realizar a ação principal E/OU secundária de onde parou.
Mestre de Obras: Ações do disco externo do rondel
Solo: Pedro Bot irá informar como Yusuf deve proceder ao abrir a carta
Coleta: Pegue 3 materiais representdos pelo local onde seu trabalhador está;
-Expandir armazém: escolha uma das 2 peças ao lado de onde parou no rondel e posicione sobre um de seus armazéns, sem cobrir os caixotes, receba os pontos que está cobrindo com a peça (1 ou 2) e os bônus do topo do seu novo armazém.
-Ativar armazém: Receba o bônus de um dos seus armazéns. Armazéns iniciais não oferecem bônus.
Mercado: Receba 2 Dinares e realize duas transações conforme diagrama no tabuleiro.
Construção:
-Antes de escolher a construção (principal ou pequena), poderá pagar 1 Dinar para descartar as 4 cartas de construções pequenas e abrir novas recebendo 1 ponto , uma vez por turno.
-Pague os recursos da construção informado no tabuleiro (ou na carta para a construção pequena) e receba os pontos de acordo com os recursos utilizados. O primeiro recurso é obrigatório e os demais são opcionais.
- Construção principal: mova o marcador de favor e receba o bônus do espaço atual ou dos anteriores, em seguida receba o bônus da construção.
- Construção Pequena: Posicione a carta ao lado das cartas de construção e receba o bônus pelo equilíbrio se as cartas formarem o mosaico.
Mercador: Ações do disco intermediário do rondel
Solo: Pedro Bot irá informar como Yusuf deve proceder ao abrir a carta
Exportação: pague o custo em Dinares para chegar à cidade a partir da cidade que você já tenha presença, posicione sua Nau no lado esquerdo da cidade e pegue o selo. Descarte 1 ou 2 mercadorias (deixe ao lado da bolsa), recebendo 1 ponto e 1 paria para cada mercadoria e mais 1 ponto e 1 paria de bônus, se a mercadoria for demandada pela cidade. Receba o bônusindicado na cidade.
Consolidação: Mova a Nau do lado esquerdo para o lado direito da cidade, cada jogador adversário que já esteja consolidado na cidade recebe 1 ponto e 1 Dinar. Receba o bônus imediato das peças vermelhas, peças azuis dão bônus na fase da receita.
Produção: Receba o bônus de uma cidade que possui presença e processe até duas matérias-primas.
Poetisa: Ações do disco interno do rondel
Solo: Pedro Bot irá informar como Yusuf deve proceder ao abrir a carta
Esculpir poema: Pagueos dinares de acordo com a carta escolhida, um recurso obrigatório e recursos opcionais se desejar receber mais pontos. Receba os pontos de acordo com os recursos usados e coloque o poema no seu tabuleiro.
Reativar: Aplique os efeitos de um poema vermelho.
Trabalho Artesanal: Receba 3 dinares, mais 1 dinar para cada 2 cartas de poema que você possua.
Ações Secundárias: Ações entre os discos do rondel
Solo: Pedro Bot irá informar como Yusuf remove os recursos disponíveis
Pague o(s) dinar(es) para executar a ação e receba uma matéria-prima ou material disponibilizado pelo local.
Espaços de matéria-prima vazias permitem processar um uma matéria-prima de seu tabuleiro.
Espaços de recursos vazios permitem escolher entre uma Gipsita ou uma Madeira.
Jogador escolhe descansar na fase de ação
Solo: Yusuf não faz a ação de descansar
Retire o trabalhador do tabuleiro principal e deite-o na oficina, receba 3 Dinares e perca 1 ponto.
FINAL DA RODADA
Regras solo:
Yusuf não recebe nada da fase receita, se ele estiver à frente na trilha de Pária, ele decide ser o Jogador Inicial
Yusuf pontua os desejos do Sultão e paga as Párias, se precisar perde 1 ponto para cada pária que não conseguir pagar, os poemas pequenos servem para pontuação como vermelho ou como azul e Yusuf pontua cada carta de poema que possui.
Regras gerais:
Receita: Das cidades com a Nau no espaço azul
Narrador: Avance o narrador, se necessário retire a peça do desejo do sultão e coloque na Torre e pontue cada um dos desejos do sultão da Torre.
Tributo: Pague a quantidade de Parias onde o marcador do narrador avançou, podendo combinar entre:
- Mover o marcador de Paria para trás;
- Pagar 2 dinares para cada Paria;
- Descartar 1 selo para cada Paria;
- Perder 1 ponto para cada Paria;
Reativar Trabalhadores: Todos os trabalhadores são levantados, do tabuleiro e da oficina. Mova os trabalhadores do Sultão 1 espaço
Manutenção: Reponha todos os Materiais, Matéria-Prima, Cartas de Construções Pequenas, Cartas de Poemas Pequenos e Armazéns que foram retiradas do Tabuleiro Principal durante esta rodada.
Jogador Inicial: É escolhido pelo jogador que está afrente na trilha de Paria (o jogador pode se escolher).
Alteração da Era: Remova as peças de construção principal da era I (roxas) do tabuleiro principal.
FIM DO JOGO
Após a fase de ação da 5° rodada a fase final do jogo substitui a fase final da rodada.
Regras solo:
Yusuf não recebe nada da fase receita e recebe 1 ponto para cada selo que possuir
Yusuf pontua os desejos do Sultão e paga as Párias, se precisar perde 1 ponto para cada pária que não conseguir pagar.
Ele pontua pelos seus poemas importantes e pela carta de comércio.
Regras gerais:
Receita e Narrador seguem as mesmas regras da fase final das rodadas;
Poemas Principais: O Jogador recebe os pontos de colocação dos seus poemas, em caso de empate recebe a pontuação da menor posição.
Comércio: Pontos de acordo com a carta de comércio.
Recursos: 1 ponto para cada Selo, Mercadoria, Mármore, Cerâmica e 2 dinares.
Empate: Quem tem mais cartas de Construções Pequenas e Principais vence, caso contrário permanecem empatados.
Ludopedia
Dados da partida
Ajuste os pontos e marque o vencedor:
Você:         pts
Pedro Bot: pts
min.
      


*Todas as imagens e informações foram retiradas do manual de regras do jogo Sabika